Não hesite. Utilize-as quando for preciso

Linha Verde Recados da Criança
800 20 66 56 (chamada grátis)

O Provedor de Justiça criou em 1992 a Linha Verde Recados da Criança, destinada a acolher as queixas relativas a menores que se encontrem em situação de risco ou perigo, as quais são transmitidas pelos próprios ou por adultos em seu nome.

 

Ponto de Apoio à Vida 
800 20 80 90 (número verde)

Apoio a grávidas em dificuldade.
Veja ainda o blog da instituição



Linha do Cidadão Idoso 
800 20 35 31 (chamada grátis)

Lançada pelo Provedor de Justiça a 15 de Julho de 1999, pretende divulgar junto das pessoas idosas informação sobre os seus direitos e benefícios na área da saúde, segurança social, habitação, obrigações familiares, acção social, equipamentos e serviços, lazer, entre outras, de forma a contribuir para uma participação mais activa dos idosos na vida da sociedade, habilitando-os para um melhor exercício dos seus direitos. Propõe-se igualmente garantir um atendimento personalizado e contribuir para a acessibilidade da informação.

Funciona todos os dias úteis entre as 9h00 e as 17h00, existindo um gravador de chamadas fora deste horário.



Linha da CIDM 
800 202 148 (chamada grátis)

Informação e aconselhamento especializado sobre violência doméstica disponiblizados pela Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM)



Linha SOS Ambiente 
808 200 520

A Linha SOS Ambiente funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Trata-se de uma linha telefónica destinada a receber denúncias sobre agressões ambientais, encaminhando-as para a Inspecção-Geral do Ambiente e para o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR.

Sempre que vir um esgoto desaguar num curso de água sem qualquer tratamento, presenciar o abate de árvores clandestino, a deposição e queima de resíduos ilegais ou sempre que testemunhe qualquer outra situação ou acto que considere um atentado ao ambiente, ligue para o 808 200 520. 

 

Data de introdução: 2004-09-18



















editorial

Respostas sociais dirigidas a pessoas idosas

Um diagnóstico de saúde da população servida pelas IPSS associadas da CNIS, feito pela Universidade de Évora e coordenado pela investigadora responsável Felismina Mendes, revela que, segundo a Carta Social, no período 2000-2016,...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PADRE JOSÉ MAIA

“Quem não é contra nós, é a nosso favor…”
Inspirei-me nesta mensagem de S. Marcos (9.38-40) para partilhar com os leitores do SOLIDARIEDADE um processo de análise de comportamentos humanos que não é muito habitual na...

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

O Mediterrâneo e o naufrágio da Europa
A Europa está a passar por um momento difícil no que respeita ao seu grande objectivo político de constituir e funcionar como uma verdadeira União, fazendo assim jus ao nome por...