Não hesite. Utilize-as quando for preciso

Linha Verde Recados da Criança
800 20 66 56 (chamada grátis)

O Provedor de Justiça criou em 1992 a Linha Verde Recados da Criança, destinada a acolher as queixas relativas a menores que se encontrem em situação de risco ou perigo, as quais são transmitidas pelos próprios ou por adultos em seu nome.

 

Ponto de Apoio à Vida 
800 20 80 90 (número verde)

Apoio a grávidas em dificuldade.
Veja ainda o blog da instituição



Linha do Cidadão Idoso 
800 20 35 31 (chamada grátis)

Lançada pelo Provedor de Justiça a 15 de Julho de 1999, pretende divulgar junto das pessoas idosas informação sobre os seus direitos e benefícios na área da saúde, segurança social, habitação, obrigações familiares, acção social, equipamentos e serviços, lazer, entre outras, de forma a contribuir para uma participação mais activa dos idosos na vida da sociedade, habilitando-os para um melhor exercício dos seus direitos. Propõe-se igualmente garantir um atendimento personalizado e contribuir para a acessibilidade da informação.

Funciona todos os dias úteis entre as 9h00 e as 17h00, existindo um gravador de chamadas fora deste horário.



Linha da CIDM 
800 202 148 (chamada grátis)

Informação e aconselhamento especializado sobre violência doméstica disponiblizados pela Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM)



Linha SOS Ambiente 
808 200 520

A Linha SOS Ambiente funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Trata-se de uma linha telefónica destinada a receber denúncias sobre agressões ambientais, encaminhando-as para a Inspecção-Geral do Ambiente e para o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR.

Sempre que vir um esgoto desaguar num curso de água sem qualquer tratamento, presenciar o abate de árvores clandestino, a deposição e queima de resíduos ilegais ou sempre que testemunhe qualquer outra situação ou acto que considere um atentado ao ambiente, ligue para o 808 200 520. 

 

Data de introdução: 2004-09-18



















editorial

Cuidadores e propostas legislativas

A proposta "cuidador", à partida, enferma de um significado redutor "ao cuidado", do que são as normais relações familiares e de afeto que devem ser apoiadas, incentivadas e protegidas e não objeto de...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. DA SILVA PENEDA

As IPSS serão cada vez mais importantes
Acredito que as Instituições Particulares de Solidariedade (IPSS) vão ter uma importância acrescida no futuro e explico a razão desta minha convicção. 

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

Popularidade e populismo
Em política, nem sempre é fácil distinguir entre popularidade e populismo. É verdade que não estamos perante dois conceitos absolutamente idênticos, mas uma coisa...