JOVENS AJUDAM UTENTES

133 voluntários prestam apoio nos hospitais e centros de saúde do distrito de Bragança

“Ajuda-nos a ajudar-te” é o lema que move mais de uma centenas de jovens solidários, que prestam apoio aos utentes que se deslocam aos hospitais e centros de saúde do distrito de Bragança.

Esta iniciativa, promovida pelo Instituto Português da Juventude (IPJ), tem como principal objectivo acompanhar e dar informação aos utentes, familiares e acompanhantes durante o processo de admissão e permanência das pessoas nas unidades de saúde.
Até ao final do mês de Junho, o programa funciona, mensalmente, com cerca de 125 voluntários distribuídos pelas diferentes instituições de saúde. 

No distrito de Bragança já se increveram 133 jovens estudantes dos cursos superiores de Saúde e de Ciências Sociais e Humanas, para ajudarem os utentes que se deslocam às instituições de saúde. 

O IPJ conta, ainda, com um aumento significativo dos participantes, dado que as inscrições continuam abertas até 10 de Maio. Os jovens interessados podem aderir a este programa de voluntariado através do portal www.juventude.gov.pt ou nas delegações regionais do IPJ.
O trabalho dos voluntários está coberto por seguros (voluntariado e responsabilidade civil) e as despesas de transporte e alimentação também são comparticipadas pelas entidades promotoras. No final da actividade, cada jovem vai receber, ainda, o cartão jovem, condições especiais em cursos FDTI e um certificado de participação.

Fonte: Jornal Nordeste

 

Data de introdução: 2006-02-25



















editorial

EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Em 1998, o Governo, representado pelos Ministros do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação, a, à data, União das Instituições Particulares de Solidariedade Social, atual CNIS – Confederação Nacional das...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

O Poder Local e o Voluntariado
A propósito das próximas Eleições Autárquicas venho propor a ajuda dos leitores para interpelarem os candidatos sobre que lugar ocupa o voluntariado nas suas agendas...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A promessa da inclusão ainda é realizável?
Num tempo em que o debate público parece cada vez mais polarizado entre quem defende o crescimento económico a todo o custo e quem insiste na urgência de uma...