CASA DO GAIATO

Auditoria da Segurança Social denuncia maus tratos e clima de “isolamento, repressão e clausura”

O Jornal Público dá conta de uma auditoria realizada pela Segurança Social à Casa do Gaiato onde se conclui que existem indícios de maus-tratos, psicológicos e físicos, e se descreve o ambiente da instituição como sendo de "isolamento, repressão e clausura".

O relatório final da auditoria, elaborado pela Inspecção-Geral do Ministério da Segurança Social, diz que a maioria das 482 crianças, jovens e adultos, acolhida pela Casa do Gaiato - Obra do Padre Américo, deverá viver em grande sofrimento por ter sido abandonada pelo família e por não gostar de viver na instituição, onde "abundam o trabalho, a disciplina e os castigos", escreve o diário.

O Público adianta que face à gravidade da situação detectada, o ministério da Segurança Social mandou cessar a entrega de crianças à Casa do Gaiato e criou várias comissões.

Numa nota enviada ao jornal Público, o gabinete do ministro da Segurança Social, Fernando Negrão, sublinha que o ministério "continua a acompanhar a situação (à) através da inspecção-geral e tomará todas as medidas necessárias para salvaguarda do bem-estar das crianças e jovens, nomeadamente através do acompanhamento por equipas técnicas junto de cada casa" da Obra.

O jornal conta que desde 1996 o Ministério Público instaurou contra à Casa do Gaiato de Setúbal 11 processos, que acabaram todos arquivados.

Ver notícia no Jornal Público

 

Data de introdução: 2004-11-20



















editorial

XXII GOVERNO CONSTITUCIONAL

(...) Sendo o Sector Social e Solidário um importante pilar do Estado Social e o principal agente na proteção social direta, estranha-se o quase desconhecimento da cooperação no programa do Governo já que as anteriormente citadas e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. DA SILVA PENEDA

Sobre um pensamento de JORGE DE SENA
Este ano comemora-se o centésimo aniversário de Jorge de Sena que nos deixou uma obra colossal. É da sua autoria a seguinte frase: “A verdadeira dimensão do humano...

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

América Latina: de novo em foco
Houve tempos em que a América Latina constituía um tema importante e recorrente no espaço que os Meios de Comunicação dedicavam à vida política...