RESENDE

Construção do Lar de Idosos da Irmandade de S. Francisco Xavier

A Irmandade de S. Francisco Xavier está a levar a cabo a construção de um Lar de Idosos. Esta será a maior obra realizada na freguesia de S. Martinho de Mouros, concelho de Resende, de há muitos anos para cá e a sua importância será maior em cada ano que passe, pois, infelizmente, a população de S. Martinho de Mouros está cada vez mais envelhecida e as dificuldades para tratar devidamente os idosos nos seus lares e no seio da família são cada vez maiores.

O edifício, a construir de raiz, pretende criar a oferta de alojamento para 30 utentes residentes de dia e de noite, no Lar de Idosos. Para tal, terá 18 quartos, sendo alguns simples, outros duplos e de casal.
Além disso, terá também um Centro de Dia, com local de lazer para 22 utentes, durante o dia. Continuará ainda com o Apoio Domiciliário, que já funciona há seis anos nas instalações provisórias da Casa do Capelão, com prestação de serviços em casa de 40 utentes.

A obra foi lançada a concurso, conforme é de lei, tendo sido entregue à empresa que enviou a proposta com o valor mais baixo, cerca de 1 milhão e 300 mil euros.
A obra já começou e deverá estar pronta até ao fim de 2009.

A Segurança Social (Programa PARES), a Câmara Municipal de Resende, a Junta de Freguesia de S. Martinho de Mouros são os financiadores anunciados. Cabe à Irmandade de S. Francisco Xavier arranjar o restante, ou seja, mais de meio milhão de euros, estando a fazer um apelo a todas as pessoas que possam contribuir com donativos.

 

Data de introdução: 2009-01-09



















editorial

Os pobres e as Instituições de Solidariedade

(...) Se o Sector Social e Solidário é um muito importante pilar do Estado Social, corre sérios riscos de colapso porque o Estado não está a corresponder às expectativas criadas aquando da celebração do Pacto de...

Não há inqueritos válidos.

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

América Latina: uma outra deriva?
Em democracia, nada é definitivo. E nada é definitivo, porque a democracia pressupõe a realização cíclica de eleições, e os resultados dessas...

opinião

PADRE JOSÉ MAIA

Greves e serviços mínimos...
Após um longo tempo de quase ausência de greves, proeza atribuída às políticas de reversão de direitos dos trabalhadores e, em geral, de todos os portugueses...