PRESIDENTE DA UDIPSS CASTELO BRANCO TRANQUILIZA

Instituições fizeram o trabalho de casa e estão preparadas

A presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) de Castelo Branco diz estar "relativamente tranquila" face à pandemia da Covid-19 e garantiu que no distrito se fez "o trabalho de casa" e que ainda não há registo de nenhum caso de infeção.
No distrito de Castelo Branco, a UDIPSS tem cerca de uma centena de associados, entre lares de idosos e quatro residenciais para deficientes, situadas em Castelo Branco, Covilhã, Fundão e Sertã.
Até ao momento não há casos registados de infeção pela Covid-19 em nenhuma das instituições, facto que deixa a presidente da União Distrital, Maria de Lurdes Pombo, "relativamente tranquila".
"As instituições no distrito [Castelo Branco] fizeram o trabalho de casa dentro das limitações que têm", assegurou.
A dirigente explica que todos os presidentes de câmara do distrito reuniram com os lares e estão alerta para que, em caso de contágio, os seus idosos tenham alternativas de colocação.
"Todos os lares têm também quartos de isolamento que integram os planos de contingência. No mínimo, têm que ter um quarto para isolar o utente à primeira suspeita que surja e até fazer o teste de despiste", frisou.
Maria de Lurdes Pombo realça a postura assumida pelos presidentes de câmara do distrito de Castelo Branco, todos eles com soluções no terreno para acudir, em caso de necessidade, aos seus idosos.
"Penso que vai correr tudo bem. Penso que no distrito estamos preparados", sublinha.
Contudo, a presidente da UDIPSS Castelo Branco lamenta a falta de material de proteção individual nas instituições: "Da parte da saúde, nunca nos mandaram equipamento de proteção. Temos alguns, mas é insuficiente. As farmácias esgotaram e não temos equipamento suficiente".
Maria de Lurdes Pombo refere ainda um outro problema com que atualmente as instituições do distrito se deparam: a falta de pessoal de enfermagem. Isto porque algumas instituições de saúde tiveram que recrutar enfermeiros que estavam nas IPSS e que acabaram por ir embora.
Em Portugal, segundo o balanço feito esta segunda-feira (dia 30 de março) pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

 

Data de introdução: 2020-03-30



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.