PADRE JOSÉ MAIA

Europa: “Avó cansada”

Nem mais nem menos… foi nestes termos que o Papa Francisco se dirigiu ao Parlamento Europeu, chamando a atenção daqueles mais de 600 eurodeputados para o estado decadente, envelhecido, de um Continente que deu mundos ao Mundo, que espalhou pelos cinco continentes cultura, civilização, saber, pensamento, riqueza e poder.

Para não retirar força às suas afirmações, tendo em conta que ele é um exímio pedagogo nas parábolas dos gestos e das afirmações incisivas, permito-me partilhar com os leitores do SOLIDARIEDADE algumas das suas afirmações, tais como: “A Europa é um Continente assustado e curvado sobre si próprio, uma avó cansada”.

E continuou a sua interpelação à “nata política” dos países europeus, representados em Bruxelas pelos seus deputados, pedindo-lhes que não se limitassem a preocupar-se com a economia e que olhassem com outros olhos e outra dignidade para os imigrantes, os idosos, os trabalhadores, os pobres e as minorias perseguidas.

Sem meias palavras, afirmou em pleno Parlamento Europeu o “primado da pessoa”, enquanto expressão de uma inalienável dignidade transcendente e da capacidade inata de distinguir o bem do mal.

Afirmou textualmente: “persistem ainda muitas situações onde os seres humanos são tratados como objetos”, denunciando: “não se pode tolerar que o Mediterrâneo se torne um grande cemitério”.

Exortou os parlamentares a evitar os “purismos angélicos, os totalitarismos do relativo, os fundamentalismos a-históricos, os eticismos sem bondade, os intelectualismos sem sabedoria”.

Francisco é mesmo “um Papa sem papas na língua”!

 

Pe. José Maia

 

Data de introdução: 2014-12-05



















editorial

NOVO CICLO E SECTOR SOCIAL SOLIDÁRIO

Pode não ser perfeito, mas nunca se encontrou nem certamente se encontrará melhor sistema do que aquele que dá a todas as cidadãs e a todos os cidadãos a oportunidade de se pronunciarem sobre o que querem para o seu próprio país e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Em que estamos a falhar?
Evito fazer análise política nesta coluna, que entendo ser um espaço desenhado para a discussão de políticas públicas. Mas não há como contornar o...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Criação de trabalho digno: um grande desafio à próxima legislatura
Enquanto escrevo este texto, está a decorrer o ato eleitoral. Como é óbvio, não sei qual o partido vencedor, nem quem assumirá o governo da nação e os...