GONDOMAR

Associação vende arte para erguer centro de apoio a doentes com esclerose

A Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) abriu segunda-feira, no Porto, uma exposição-venda de obras de arte para gerar fundos que a ajudem a construir um centro de apoio a portadores daquela doença.

Segundo Daniela Couceiro, coordenadora técnica da ANEM, o centro está orçado em 65 mil euros e vai ser construído ao lado da sede da associação, na freguesia de Valbom, Gondomar. "Temos de recorrer a todas as formas possíveis e imaginárias para angariar fundos que nos permitam lançar em obra em 2005, como é nosso desejo", disse à Lusa Daniela Couceiro, justificando o lançamento da exposição-venda.

A mostra estará patente até dia 21 junto à Praça do Cubo, na Ribeira do Porto, com trabalhos de 11 criadores nas áreas da pintura, cerâmica, fotografia e literatura.
Daniela Couceiro disse que espera também um contributo governamental para a obra do novo centro de apoio, através do Fundo de Socorro Social.

"Escrevemos há oito meses ao Ministério da Segurança Social a formular esse pedido e ainda não tivemos resposta", disse. O futuro centro permitirá a estada e os tratamentos dos portadores de esclerose múltipla, bem como um serviço de refeições e outro de lavandaria.

Perspectivam-se, igualmente, actividades lúdico-pedagógicas. A ANEM é uma instituição privada de solidariedade social com 370 associados, que aposta em melhorar a qualidade de vida dos portadores de esclerose múltipla e assegurar os seus direitos sociais.

Segundo a ANEM, a esclerose múltipla afecta mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais cinco mil são portuguesas. É uma doença inflamatória crónica do sistema nervoso central que interfere com a capacidade do cérebro em controlar funções como a visão e a locomoção.

 

Data de introdução: 2004-11-16



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...