PORTO

Morreu D. Armindo Lopes Coelho

D. Armindo Lopes Coelho, 79 anos, faleceu ao final da manhã de quarta-feira (29 de Setembro) na Quinta da Mão Poderosa, lugar da Formiga, freguesia de S. Lourenço de Asmes (Ermesinde). O anterior bispo do Porto encontrava-se muito doente, desde 2006, quando sofreu uma hemorragia cerebral.

O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, lamentou a morte do seu antecessor, que considerou “um fiel e generoso pastor da Igreja” que deixa “um grande exemplo de serviço eclesial, que nos cabe agradecer e continuar”, considera , em comunicado enviado à agência Lusa.

Na mesma nota, D. Manuel Clemente refere que os restos mortais de D. Armindo estarão na Sé do Porto a partir desta tarde, sendo celebrada uma Missa Exequial, quinta feira, às 16h.

Foi bispo do Porto entre 1997 e 2007, mas estava afastado do governo da Diocese desde outubro de 2006, devido a um acidente vascular cerebral.

A resignação ao cargo foi aceite pelo Papa Bento XVI, que nomeou D. Manuel Clemente, bispo auxiliar de Lisboa para o substituir.

 

Data de introdução: 2010-09-29



















editorial

DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E SOLIDARIEDADE

O princípio da dignidade da pessoa humana é central na Doutrina Social da Igreja. Também na Social Democracia. Nesta (DSI), o princípio da dignidade deriva da convicção de que cada ser humano é criado à imagem e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

As IPSS têm que ser espaços de inclusão
A identidade das nossas Instituições de Solidariedade Social fica posta em causa se, por qualquer razão, fizerem aceção de pessoas. A matriz solidária obriga...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Contrarreforma laboral: a precariedade nunca existiu
Desde a mudança de paradigma ocorrida com a aprovação do Código de Trabalho em 2003, os governos têm privilegiado mudanças graduais na legislação...