SEMINÁRIO INTERNACIONAL

A Gestão de Excelência nas Organizações

“A excelência é uma filosofia que guia o processo dinâmico de melhoria contínua. Tem como fim alcançar a eficácia e eficiência, respondendo às expectativas dos diversos grupos de pessoas que se relacionam com as Instituições (utentes, colaboradores, fornecedores, comunidade em geral). A excelência coloca a Instituição entre as melhores do seu ramo pela qualidade dos serviços e da gestão. A excelência é o conceito mais moderno da qualidade”. Explicou Vidal Garcia Alonso às 170 pessoas dirigentes e quadros técnicos que participaram no Seminário realizado no dia 20 de Março em Fátima.

Este professor da Universidade Complutense de Madrid que dedica todo o seu tempo à investigação da gestão das Organizações Não Lucrativas foi o primeiro conferencista do Seminário, abordando o tema “instrumentos essenciais na gestão de excelência nas IPSS – uma visão internacional”. Da sua intervenção destaca-se o decálogo com as vantagens da gestão de qualidade: 1) reforço da confiança e transparência da Instituição na sociedade; 2) impõe a autoavaliação e autocrítica numa perspectiva de melhoria nos processos; 3) insiste na acção focalizada nas necessidades dos utentes; 4) facilita a adaptação às mudanças sociais e económicas; 5) facilita os processos de aprendizagem com a experiência; 6) aumenta a participação; 7) obriga à transparência nos processos de gestão; 8) potencia o trabalho em equipa; 9) aumenta os mecanismos de controlo sobre os gastos; 10) melhora os processos de comunicação interna e externa.

Os exemplos do projecto Equalidade que consistiu na certificação de qualidade de seis Instituições no Concelho de V.N. de Famalicão e a comunicação de um técnico da Segurança Social ocuparam o resto da manhã.
A tarde iniciou-se com uma intervenção virada para a motivação e avaliação por parte do docente universitário Pedro Matos. Foi uma comunicação viva seguida com muito interesse, apesar de ter acontecido após o almoço.
A importância da comunicação nas Instituições e o exemplo concreto de comunicação pela Internet da Associação de Moradores das Lameiras preencheram o resto da tarde. No final duas empresas, expuseram os seus produtos e projectos para economizar nos gastos do papel e sobretudo nos custos energéticos.
Do inquérito feito aos participantes concluiu-se que: 92% consideraram o Seminário foi positivo e muito positivo. Enquanto 5% afirmam que o seminário não foi aquilo que esperavam. (3% não responderam a esta questão do inquérito).
A Omnisinal Causa Comum anunciou a sua intenção de em 2011 organizar um novo Seminário Internacional.

 

Data de introdução: 2010-04-09



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...