EM PEVA - CONCELHO DE ALMEIDA

Abertura do Centro de Apoio ao Idoso

Passados quatro anos após a colocação da primeira pedra, entrou em funcionamento o Centro de Apoio ao Idoso, promovido pela Associação dos Amigos de Peva (AAP).
Tem capacidade para 35 utentes em regime de Lar, 25 em Centro de Dia e 100 na valência de apoio domiciliário. 

Era uma aspiração antiga, dado que, desde 1989, a instituição de solidariedade social (AAP) vinha prestando os seus serviços em instalações provisórias.

Este equipamento vem aumentar a capacidade de oferta no apoio aos idosos do concelho, muito carenciado neste tipo de infra-estruturas. 

O investimento rondou os 750.000 euros, com 260.000 euros de comparticipação pública.
A direcção da instituição considera exígua a verba atribuída pelo Estado:
"Os 260.000 euros que o Estado considerou em PIDDAC (35% do valor do investimento), obrigou ao esgotamento da capacidade financeira da instituição, vendo-se ainda obrigada a contrair um considerável empréstimo bancário. Tudo devido à apregoada política de austeridade que inviabilizou, até ao presente, a reprogramação do financiamento por parte do estado, como o protocolo prevê . Aguardam-se dias melhores, sem contudo se esmorecer ou baixar os braços, pois o pior, que era abrir dentro dos prazos estabelecidos, já passou". 

"Porque era tarde para se parar, e ficar parado não leva a lado nenhum, nada mais restava que meter ombros à obra até ao seu final, tendo em conta que os que necessitam não podem ficar eternamente à espera" - afirmam os responsáveis da AAP, acrescentando:
"A importância de uma obra como esta terá necessárias repercussões na localidade e concelho, não só pelos objectivos, mas também pelos postos de trabalhos que cria e pelos produtos que consome, sendo de longe o maior empregador, consumindo ainda parte significativa do que se produz na localidade".

A AAP sublinha ter oCentro de Apoio ao Idoso, nas diversas valências, "a particularidade de se localizar numa pequena localidade rural, o que lhe confere um ambiente único, onde o sossego impera e o retorno às origens se sente. Com uma envolvência e vistas deslumbrantes, os idosos podem estar ou passear livremente, sem qualquer risco. 
Equipado com o melhor que há na área da geriatria, não só se responde a todas as situações que o idoso exige, como facilita a trabalho a quem deles cuida.
A qualidade das instalações, a especificidade do equipamento e a formação do pessoal recrutado, fazem com que o passo seguinte seja o da Certificação de Equipamento de Qualidade". 

Os interessados nas vagas disponíveis podem contactar esta IPSS pelo telefone 271 448 528.

 

Data de introdução: 2004-10-21



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...