Mais 20 creches para o distrito de Coimbra

O Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, anunciou a instalação de mais 20 creches no distrito de Coimbra a breve prazo. A nível nacional, já estão aprovados 15 mil novos lugares para crianças.

Pedro Marques reconhece o esforço do distrito de Coimbra no reforço de redes sociais, "uma aposta estratégica para o nosso país", sublinhando que "vão ao encontro das políticas do Governo para este sector". Para o Secretário de Estado, "é em investimentos como estes que o país se vai desenvolvendo, dando uma oportunidade melhor às crianças e aos pais, que assim juntam a hipótese de conjugar a vida familiar com a profissional".
O governante, que participava na cerimónia de inauguração das novas instalações da creche do Centro Social de Covões, no concelho de Cantanhede, revelou a sua satisfação "pela capacidade de empreender das instituições". Lembrando que duas das 20 creches a instalar brevemente no distrito são no concelho de Cantanhede, Pedro Marques elogiou a Prodeco, instituição que gere o espaço, pelo esforço desenvolvido ao criar a nova unidade.

O Centro Social de Covões está apetrechado, para além da creche ontem inaugurada, com jardim de infância, ATL, lar de idosos e centro de dia. Nas novas instalações, foi feito um investimento na ordem dos 90 mil euros, tendo sido comparticipado em cerca de 30 mil, 18 mil do FEDER e 12 mil do PIDDAC, de acordo com a presidente da Prodeco, Filomena Miraldo.

A responsável da instituição reconheceu o grande esforço financeiro para erguer a creche e levar a cabo outros investimentos, "como a remodelação da cozinha e o novo autocarro, que teve de ser mudado por imposição da lei em vigor". As novas medidas obrigaram a Prodeco "a contrair um empréstimo bancário, do qual ainda devemos 160 mil euros", lembra Filomena Miraldo.

O presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, sublinhou o investimento realizado na rede social no concelho, "uma forma de dar resposta ao aumento da procura de equipamento". O autarca não deixou de elogiar o secretário de Estado, Pedro Marques, "por não ser indiferente ao esforço dos que contribuem para o reforço da acção social", e a Prodeco, considerada "um bom exemplo no espírito de iniciativa da comunidade".

Fonte: Jornal de Notícias

 

Data de introdução: 2008-06-30



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...