ONU pede um dólar americano por barril de petróleo para solidariedade mundial

O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Ban Ki-moon apelou à comunicade internacional para contribuir para o esforço da solidariedade mundial, depositando um dólar americano por barril de petróleo no Fundo Mundial de Solidariedade (FMS), noticiou a Agência Tunisina de Notícias (TAP).

O SG da ONU lançou este apelo em Nova Iorque (Estados Unidos) quando recebia o vice-embaixador permanente da Tunísia junto da ONU que lhe transmitiu a iniciativa deste apelo emanante do Presidente tunisino Zine El Abidine Ben Ali, de acordo com a TAP.

O funcionário sul-coreano ao serviço da ONU declarou ter acolhido "com grande satisfação e admiração (esta proposta) porque intervém numa conjuntura mundial delicada marcada pela agravação da crise alimentar no mundo", indicou a fonte.

"É uma iniciativa de importância capital que apoio totalmente e farei o possível enquanto Secretário Geral (da ONU) para a ajudar a concretizar-se e dinamizar-se", declarou Ban Ki-moon citado pela TAP.

Durante um jantar oferecido em finais de Abril passado na honra do Presidente francês, Nicolas Sarkozy, em Túnis, o chefe do Estado tunisino instou "todos os países ricos em petróleo a contribuirem para o esforço mundial de solidariedade, com vista a proteger a humanidade dos riscos do aumento dos preços dos combustíveis e dos produtos básicos.

Ben Ali propôs durante este encontro com o seu par francês que estes países petrolíferos tirassem um dólar americano por barril a fim de o atribuir ao Fundo Mundial de Solidariedade", criado em 2002 por uma resolução da Assembleia Geral da ONU.

 

Data de introdução: 2008-05-19



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...