NATAL

Angariar cinco mil pares de meias para os sem-abrigo de Lisboa

A Comunidade Vida e Paz, instituição de solidariedade social católica, está angariar cinco mil pares de meias até 13 de Dezembro para os distribuir aos sem-abrigo da cidade de Lisboa. Lançada há um mês, a campanha "Junta as tuas meias às minhas!" propõe-se recolher cinco mil pares de meias, mas Pedro Santos, monitor da Comunidade Vida e Paz, disse que o número deverá ser ultrapassado, dado que a adesão de pessoas e empresas à iniciativa tem "superado as expectativas".

De acordo com a mesma fonte, as meias, novas, têm sido entregues por pessoas, a título individual, paróquias, empresas e escolas, entre outros. Depois de recolhidas, serão distribuídas pelos sem-abrigo na habitual Festa de Natal, que decorre a 14, 15 e 16 de Dezembro numa das cantinas da Universidade de Lisboa.

Além das meias e de uma refeição quente especial, os sem-abrigo vão receber comida, agasalhos e outro tipo de roupa. "As meias que sobrarem serão encaminhadas para os centros terapêuticos", adiantou Pedro Santos.

A Comunidade Vida e Paz, tutelada pelo cardeal-patriarca de Lisboa, tem três centros terapêuticos - em Fátima, Venda do Pinheiro e Sobral do Monte Agraço - que albergam, no conjunto, cerca de uma centena de idosos com carências familiares e sociais, toxicodependentes e alcoólicos.

Diariamente, equipas de voluntários confeccionam e distribuem aos sem-abrigo de Lisboa mais de uma centena de sacos com leite, sandes e um bolo, além de agasalhos e roupa.

28.11.2007

 

Data de introdução: 2007-11-28



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...