ACÇÕES DE FORMAÇÃO

Formação parental com o apoio da Gulbenkian

Termina a 28 de Setembro o concurso para acções de formação parental, do serviço de Saúde e Desenvolvimento da Fundação Gulbenkian, cujas propostas se destinem aos concelhos de Lisboa, Loures, Sintra e Setúbal. Após o projecto-piloto desenvolvido com a "Passo e Passo", a ideia é financiar projectos idênticos para famílias em risco.

"Os factores de risco são sinalizados - por hospitais, escolas, vizinhança, etc. -, apresentam-se os casos à Comissão ou ao Tribunal, as crianças são institucionalizadas e só aí se avalia se voltam à família ou não. Isto leva no mínimo um ano, o que é demasiado tempo", realça a directora da Associação, Fátima Schrek. "Por outro lado percebemos que há famílias com recursos, mas que sozinhas não conseguem ter a criança", adianta.

A receptividade traduz-se nos mais de 90% de adesão das famílias. Mais de metade das quais são monoparentais femininas e imigrantes, cujos companheiros são "população flutuante".

O apoio consiste em ajudar a pagar os livros escolares, a aviar receitas médicas ou a arranjar uma vaga num curso de formação, mas também a lidar com os outros elementos do agregado.

"Muitas vezes, o trabalho da 'Passo e Passo' é reencaminhar os casos, quando se trata de uma questão de legalização ou de toxicodependência, por exemplo", explica Luísa Vale, directora-adjunta do serviço de Saúde.

Por isso, os projectos que Ana Salgueiro (coordenadora deste concurso) espera analisar devem oferecer o préstimo de serviços de apoio em rede, com parcerias locais.

17.09.2007 Fonte: Jornal de Notícias

 

Data de introdução: 2007-09-17



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...