Faleceu Manuela Mendonça antiga membro dos órgãos sociais das CNIS em 2006, tendo assumido a Presidência da Mesa da Assembleia Geral, entre 2012 e 2018.
Manuela R. C. Mendonça de Matos Fernandes, que era, atualmente, Secretária Diocesana de Lisboa da Obra Nacional Pastoral dos Ciganos, da qual já fora presidente, nasceu em S. Cristóvão, Montemor-o-Novo, a 12 de fevereiro de 1948, sendo Professora aposentada do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Licenciada e doutorada em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Lisboa, foi, de 1990 a 1996, subdiretora Geral dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, de 2004 a 2006, secretária-geral da Academia Portuguesa da História e era, desde 10 de janeiro de 2006, presidente desta mesma Academia, tendo sido também membro de mais de vinte Academias, nacionais e estrangeiras.
Especialista em História da Baixa Idade Média e nas relações peninsulares na mesma época, Manuela Mendonça é autora de mais de centena e meia de trabalhos, distribuídos por diversos livros, Atas e Revistas.
A CNIS esteve representada nas cerimónias fúnebres, que decorreram no dia 27 de dezembro, na igreja de Moscavide, pelo presidente da Assembleia Geral, José Carlos Batalha, representará a CNIS nas cerimónias fúnebres no sábado, dia 27, a partir das 16:30h, na Igreja de Moscavide.
À família enlutada, o SOLIDARIEDADE envia as mais sinceras condolências.
Não há inqueritos válidos.