DIA INTERNACIONAL DA SOLIDARIEDADE

Solidariedade é «pilar na luta pela erradicação da pobreza»

O presidente da República divulgou hoje uma mensagem sobre o Dia Internacional da Solidariedade Humana, afirmando que se trata de um “pilar na luta pela erradicação da pobreza”. “A proclamação do Dia Internacional da Solidariedade Humana, pelas Nações Unidas, promoveu o conceito de solidariedade enquanto pilar na luta pela erradicação da pobreza, o primeiro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agenda com a qual Portugal está comprometido”, afirma Marcelo Rebelo de Sousa.

Numa nota publicada na página da internet da Presidência da República, evoca-se a solidariedade enquanto “um dos valores fundamentais das relações internacionais no século XXI”, sublinhando que, “no contexto da globalização e do desafio da crescente desigualdade, o reforço da solidariedade internacional é imperativo”.

A nota informativa indica que “o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa apela a todos os concidadãos para que façam deste princípio da solidariedade um objetivo comum e bússola individual nas diferentes esferas das nossas vidas”.

O Dia Internacional da Solidariedade Humana é celebrado a 20 de dezembro, todos os anos, proclamado pelas Nações Unidas na Assembleia Geral de 22 de dezembro de 2005, através da resolução 60/209, considerando a solidariedade como “um dos valores fundamentais que deve guiar as relações no século XXI”.

 

Data de introdução: 2025-12-20



















editorial

IMPORTÂNCIA ECONÓMICA E SOCIAL DAS IPSS

Para uma quantificação atualizada da importância social e económica das Instituições Particulares de Solidariedade Social em Portugal a CNIS assegurou o financiamento do Programa Pessoas 2030, medida “capacitação dos...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A missão das IPSS em cenários de calamidades
A prevenção é a melhor medida na resposta a situações de catástrofe, seja qual for a sua natureza. Porém, parece que a cultura que se entranhou na maioria...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O retrocesso da integração das comunidades ciganas
Portugal não dispõe, há três anos, de uma estratégia para a integração das comunidades ciganas.