«PRIMEIROS ANOS A NOSSA PRIORIDADE» PASSA PELA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Encontro europeu «Os Primeiros Anos Contam! e agora?» reúne especialistas em nove países

No próximo dia 17 de setembro, a Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso (FNSBS) promove, na Fundação Calouste Gulbenkian, o encontro «Os Primeiros Anos Contam! e agora?», no âmbito da Campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade, da qual a CNIS é parceira, e enquadrado na campanha europeia (www.firstyearsfirtspriority.eu), que irá decorrer, em simultâneo, em nove países.
Este encontro pretende ser palco para partilha de conhecimento e experiências e gerador de propostas concretas para Portugal reforçar as medidas orientadas para o estímulo do desenvolvimento infantil.
No encontro «Os Primeiros Anos Contam! e agora?» serão abordadas diversas dimensões do desenvolvimento infantil, das evidências científicas aos direitos da criança; a importância do acesso a saúde e educação de qualidade, visando a quebra dos ciclos reprodutivos da pobreza e exclusão; a realidade em Portugal e a comparação com os nove países que participam na campanha europeia.
No Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, será possível assistir às intervenções de um painel de especialistas cujos nomes garantem a elevada qualidade do que poderá ser escutado.
Assim, para além dos «keynote speakers» João Gomes-Pedro, Armando Leandro e Ana Serrano,
Estão programados cinco painéis, a saber: «O Desenvolvimento Infantil», com Maria do Carmo Vale, Henrique Barros e Bárbara Menezes, moderado por Maria João Moniz; «Vínculo Seguro, Família e Acolhimento», com Manuela Veríssimo, Carla Lima, Ana Gaspar, Filomena Gaspar e Emílio Salgueiro, moderado por Joana Garcia da Fonseca; «O Perfil de Portugal e Outros Dados», com Judite Gonçalves e Mafalda Lourenço, moderado por Lourdes Hill; «Direitos e Realidade», com Dulce Rocha, Rosário Farmhouse, Carlos Farinha Rodrigues e Isabel Soares, moderado por Margarida Pinto Correia; «Tempo de Brincar, cuidar e educar», com Eulália Alexandre, Luís Ribeiro, Alexandra Marques, Carlos Neto e Joana Cadima, moderado por Ana Teresa Brito.

 

Data de introdução: 2021-09-08



















editorial

TRATOS E ABUSOS

Todos ficámos abalados com os relatos de abusos sexuais praticados por agentes pastorais. São dilacerantes, são muitos os abusadores e são muitas as vítimas.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Proteção de Crianças, Jovens e Pessoas Vulneráveis
Os abusos sexuais de crianças na Igreja Católica têm sido uns dos assuntos mais marcantes da agenda mediática do nosso país. Nunca os erros de alguém podem ser...

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

O significado de alguns dados do último recenseamento
Em cada dez anos o Instituto Nacional de Estatística responsabiliza-se por proceder à elaboração do Recenseamento Geral da População e do Recenseamento Geral da...