SEVER DO VOUGA

Município vai ter Balcão de Inclusão

O município de Sever do Vouga vai passar a ter um Balcão de Inclusão, acordado com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) para executar políticas dirigidas às pessoas com incapacidade, anunciou hoje fonte municipal.

O município irá disponibilizar um espaço de atendimento ao público, com condições de acessibilidade, dotado com meios informáticos adequados para ser possível aceder à internet e utilizar bases de dados informativas.

Por seu turno, o INR irá contribuir, disponibilizando recursos, assegurando a realização de formação complementar aos técnicos que venham a ser afetos ao Balcão da Inclusão, e através uma linha telefónica para contactos exclusivos aos Balcões de Inclusão.

Os Balcões de Inclusão têm como objetivo prestar atendimento especializado a pessoas com deficiência, dando-lhes uma informação global e integrada sobre os seus direitos, benefícios e recursos existentes.

Questões como prestações e respostas sociais, emprego e formação profissional, produtos de apoio, benefícios fiscais, acessibilidades, intervenção precoce e educação, encontram no Balcão de Inclusão as soluções propostas para cada situação.

De acordo com informação avançada pela autarquia, "brevemente será prestado atendimento qualificado aos munícipes e respetivas famílias, bem como aos técnicos de reabilitação e instituições que desenvolverem qualquer tipo de atividade neste domínio".

Em preparação está também o encaminhamento e desenvolvimento de uma função de mediação junto dos serviços públicos e entidades privadas responsáveis.

"Pretende-se estabelecer parcerias locais que permitam criar respostas mais eficazes e divulgar a apropriação de boas práticas no atendimento do munícipe com deficiência ou incapacidade", explica uma nota da Câmara de Sever do Vouga.

 

Data de introdução: 2020-01-06



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.