SEVER DO VOUGA

Município vai ter Balcão de Inclusão

O município de Sever do Vouga vai passar a ter um Balcão de Inclusão, acordado com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) para executar políticas dirigidas às pessoas com incapacidade, anunciou hoje fonte municipal.

O município irá disponibilizar um espaço de atendimento ao público, com condições de acessibilidade, dotado com meios informáticos adequados para ser possível aceder à internet e utilizar bases de dados informativas.

Por seu turno, o INR irá contribuir, disponibilizando recursos, assegurando a realização de formação complementar aos técnicos que venham a ser afetos ao Balcão da Inclusão, e através uma linha telefónica para contactos exclusivos aos Balcões de Inclusão.

Os Balcões de Inclusão têm como objetivo prestar atendimento especializado a pessoas com deficiência, dando-lhes uma informação global e integrada sobre os seus direitos, benefícios e recursos existentes.

Questões como prestações e respostas sociais, emprego e formação profissional, produtos de apoio, benefícios fiscais, acessibilidades, intervenção precoce e educação, encontram no Balcão de Inclusão as soluções propostas para cada situação.

De acordo com informação avançada pela autarquia, "brevemente será prestado atendimento qualificado aos munícipes e respetivas famílias, bem como aos técnicos de reabilitação e instituições que desenvolverem qualquer tipo de atividade neste domínio".

Em preparação está também o encaminhamento e desenvolvimento de uma função de mediação junto dos serviços públicos e entidades privadas responsáveis.

"Pretende-se estabelecer parcerias locais que permitam criar respostas mais eficazes e divulgar a apropriação de boas práticas no atendimento do munícipe com deficiência ou incapacidade", explica uma nota da Câmara de Sever do Vouga.

 

Data de introdução: 2020-01-06



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...