FESTA DA SOLIDARIEDADE, GUARDA

IPSS têm sido pilar na ajuda aos mais necessitados

A direção da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) considerou hoje, na Guarda, que aquelas organizações têm sido um "pilar" importante na resposta às dificuldades sociais originadas pela crise. "É reconhecido por todos e, de facto, têm sido um pilar, têm sido capazes de dar as respostas necessárias, têm estado à altura e têm estado a responder às necessidades", disse à agência Lusa João Dias, vice-presidente da CNIS, à margem da Festa da Solidariedade realizada na Guarda.

O responsável referiu que as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) de todo o país, em parceria com o Ministério da Solidariedade, têm desempenhado "um papel muito importante" na ajuda aos mais desfavorecidos e têm respondido às solicitações "da forma possível". João Dias referiu que existem razões para as IPSS festejarem a sua "capacidade de intervenção", reconhecendo que desde o início da crise que está a afetar o país todas elas "responderam" às solicitações de natureza social.

A Festa da Solidariedade realizada na Guarda, no largo da sé catedral, deu início à partida da chama da solidariedade para o distrito de Bragança, após permanecer na região durante cerca de um ano. A iniciativa, promovida pela União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) da Guarda, contou com a participação de várias dezenas de crianças e de utentes de IPSS da região.

O presidente da UDIPSS da Guarda, Rui Reis, referiu na cerimónia oficial de saída da tocha que a presença da chama da solidariedade no distrito permitiu reforçar a vivência e os "valores intrínsecos da solidariedade". Lembrou que o distrito é "rico" nas instituições e nas respostas sociais que possui e "tem boas instituições no exercício" da solidariedade.

A chama da solidariedade partiu da Guarda com destino ao Porto, passando pelos concelhos de Trancoso (12:00), Mêda (14:00) e Vila Nova de Foz Côa (15:00), com entrega no Pocinho (17:00), à UDIPSS de Bragança.

A chama da solidariedade chegará ao Porto no dia 07 de junho, onde decorrerá o quinto congresso da CNIS sobre "Solidariedade - Novos Caminhos, Valores de Sempre".

 

Data de introdução: 2014-05-30



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.