CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE SANTO ALEIXO

IPSS de Portalegre vai abrir lar para 33 idosos

O município de Monforte, no distrito de Portalegre, anunciou hoje a abertura, na segunda-feira, de um lar de idosos na freguesia anto Aleixo, num investimento de 1,2 milhões de euros.

O equipamento, que vai ser gerido pelo Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo, tem capacidade para acolher 33 utentes, em regime de permanência, e permite criar, pelo menos, 15 postos de trabalho. 

"É um momento histórico para a freguesia de Santo Aleixo e para o concelho de Monforte", disse à agência Lusa o presidente do município, Gonçalo Lagem, lembrando que a obra era "sonhada pelas pessoas há mais de 30 anos". 

Segundo o autarca, Santo Aleixo era a única freguesia do concelho que não tinha um lar de idosos.  

As obras foram comparticipadas em 80% através do pacto de coesão da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), cabendo a restante verba à câmara, que cedeu também o terreno.

Gonçalo Lagem recordou que as obras começaram em outubro de 2017, "mas que nem tudo correu bem".

"Não foi cumprido por parte do empreiteiro o prazo de execução da obra, por um período de 10 meses, situação que conduziu a aplicação de multas à empresa construtora", referiu.

O Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo desenvolve outros serviços de apoio a idosos e carenciados da freguesia, nomeadamente através das valências de centro de dia e domicílio, dando emprego a 10 pessoas.

A cerimónia de entrega das instalações e mobiliário à entidade gestora está agendada para segunda-feira, pelas 11:00.

 

 

Data de introdução: 2019-08-22



















editorial

XXII GOVERNO CONSTITUCIONAL

(...) Sendo o Sector Social e Solidário um importante pilar do Estado Social e o principal agente na proteção social direta, estranha-se o quase desconhecimento da cooperação no programa do Governo já que as anteriormente citadas e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. DA SILVA PENEDA

Sobre um pensamento de JORGE DE SENA
Este ano comemora-se o centésimo aniversário de Jorge de Sena que nos deixou uma obra colossal. É da sua autoria a seguinte frase: “A verdadeira dimensão do humano...

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

América Latina: de novo em foco
Houve tempos em que a América Latina constituía um tema importante e recorrente no espaço que os Meios de Comunicação dedicavam à vida política...