II ENCONTRO NACIONAL DE IPSS PROMOTORAS DE SAÚDE

Jornada de trabalho intensa e muito produtiva

A apresentação do «Diagnóstico de saúde da população servida pelas IPSS associadas da CNIS», estudo coordenado por Felismina Mendes, da Universidade de Évora, foi um dos principais momentos do II Encontro Nacional de IPSS Promotoras de Saúde, que decorreu em Fátima.

Os dados revelados pela coordenadora do estudo, e ainda pelo seu colega em Évora César Fonseca, foram alvo de alguma análise e debate pelos dirigentes e técnicos presentes, em especial as estratégias e dinâmicas sugeridas.

Felismina Mendes comentou no final que, pelos resultados, “são precisos mais e melhores recursos”, constata-se uma “falha do Estado para com os deficientes” e que “há um crescente afastamento, ausência e subfinanciamento do Estado”.

Houve bastante debate e muita participação da plateia, o que enriqueceu a jornada de trabalho.

Ao longo do dia, outros temas muito interessantes e importantes para as IPSS foram abordados, como a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, a Saúde Mental, os Cuidados Paliativos, entre outros, mas também a Contratualização em Saúde, com diversas instituições a darem nota das suas experiências.

O SOLIDARIEDADE irá dar destaque ao Encontro Nacional e ao estudo agora apresentado na próxima edição em papel, brevemente numa instituição perto de si.

 

Data de introdução: 2018-09-30



















editorial

Atualidades

O projeto-piloto SAD+Saúde foi anunciado e entrou em vigor em outubro de 2025, com o objetivo de integrar o apoio domiciliário com os cuidados de saúde para melhorar a autonomia e dignidade dos utentes. Este projeto reforça a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O poder local no futuro da ação social
Os vencedores das eleições autárquicas tomarão em breve em mãos o rumo das suas autarquias para os próximos quatro anos. Fazem-no num quadro institucional em...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

As IPSS como protagonistas do desenvolvimento local
Com a fusão de freguesias, em muitos lugares do nosso país, as instituições que mais perto ficaram das populações foram a Paróquia, a Sociedade de Cultura,...