PADRE JOSÉ MAIA

Eles comem tudo...

Pedindo desculpa pela invocação de José Afonso num tempo em que seria suposto reinar neste “jardim à beira mar plantado” um clima de justiça e paz social, democracia económica e fiscal, mas, ao invés, se assiste a uma onda de desvios colossais de riquezas produzidas no país e exportadas, pela porta do cavalo, para paraísos fiscais, com um Estado e o seu sistema fiscal a ser forte para com os fracos e fraco para com os fortes, apetece perguntar: ainda é verdade que “o povo é quem mais ordena”, como nos prometeram na revolução de Abril?

Abril foi bom, foi bonito, deixou-nos a imagem simpática do cravo enfiado na espingarda. À revolução devemos a liberdade, a democracia, o fim das guerras coloniais, muito do progresso social que retirou o país da pobreza e do isolamento internacional.

Ainda temos na memória a promessa da descolonização, da democracia e do desenvolvimento.” (Os famosos 3 D).

Porém… persiste um problema com a aplicação de “terceiro D” (desenvolvimento): um desenvolvimento económico e social de rosto humano, com acesso para TODOS à igualdade de oportunidades. Porque é que a concretização deste “D” tem sido sucessivamente adiada, a ponto de nos ter levado a sermos os campeões europeus das desigualdades sociais?

Durante muito tempo, falaram-nos do “monstro” do défice e da necessidade de apertar o cinto para controlar as contas públicas.

Porém, nos últimos anos e nos tempos mais recentes, tem sido um “fartar vilanagem”, com sucessivos e escandalosos crimes de colarinho branco que retiraram do país avultadas quantias financeiras, que nos levam a perguntar: e não acontece nada?

Em face de tudo isto, ainda persistirão dúvidas sobre a verdadeira causa das nossas desigualdades sociais?

Quem nos governa, ainda não percebeu que o povo começa a dar sinais de não estar disponível para engolir narrativas que pretendem fazer-nos crer que há fartura onde a gente vê pobreza, que está tudo sob controlo, quando assistimos a sinais preocupantes de uma certa luta de classes, que pode corroer a coesão social?

Permito-me citar o refrão da canção “vampiros” de José Afonso:

Eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada”.

E ainda:

“São os mordomos do universo todo,

Senhores à força, mandadores sem lei.

Enchem as tulhas, bebem vinho novo,

Dançam a ronda no pinhal do rei “.

 

“A toda a parte chegam os vampiros,

Poisam nos prédios, poisam nas calçadas;

Trazem no ventre despojos antigos,

Mas nada os prende às vidas acabadas”.

 

Pe. José Maia

 

Data de introdução: 2017-03-12



















editorial

NOVO CICLO E SECTOR SOCIAL SOLIDÁRIO

Pode não ser perfeito, mas nunca se encontrou nem certamente se encontrará melhor sistema do que aquele que dá a todas as cidadãs e a todos os cidadãos a oportunidade de se pronunciarem sobre o que querem para o seu próprio país e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Em que estamos a falhar?
Evito fazer análise política nesta coluna, que entendo ser um espaço desenhado para a discussão de políticas públicas. Mas não há como contornar o...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Criação de trabalho digno: um grande desafio à próxima legislatura
Enquanto escrevo este texto, está a decorrer o ato eleitoral. Como é óbvio, não sei qual o partido vencedor, nem quem assumirá o governo da nação e os...