EDUCAÇÃO

Escola Virtual já é uma realidade

É um conceito novo em Portugal que promete revolucionar a forma de aprendizagem de crianças e jovens. Chama-se Escola Virtual e consiste da disponibilização de matérias escolares e explicações, do 1º ao 12º ano, através da Internet. O serviço é pago e para já vai disponibilizar matérias curriculares relativas às disciplinas de Português e Matemática do 9º ano e Português, Matemática, Biologia, Física e Química do 12º ano. O endereço é www.EscolaVirtual.pt

As crianças e jovens portugueses têm a partir de hoje ao seu dispor "explicações" na Internet, através de um site que introduz um novo modelo de aprendizagem para os ensinos básico e secundário.

A Escola Virtual, um projecto inovador em Portugal, disponibiliza as matérias curriculares das principais disciplinas do currículo, do 1º ao 12º ano, permitindo aos utilizadores a possibilidade de abordarem o estudo através da Internet.

Trata-se de um serviço pago que pode ser subscrito, quer por escolas, quer pelos pais dos alunos, mediante uma assinatura anual que custará 9,90 euros por disciplina. Lançado pela Porto Editora, o projecto visa ajudar a consolidar os conhecimentos adquiridos na sala de aula, promovendo a autonomia no estudo assim como o teste às matérias curriculares.

Os conteúdos programáticos foram desenvolvidos por uma equipa de professores e consultores pedagógicos a partir dos programas curriculares aprovados pelo Ministério da Educação. Segundo a Porto Editora, o www.EscolaVirtual.pt, que inicialmente disponibilizará matérias curriculares relativas às disciplinas de Português e Matemática do 9º ano e Português, Matemática, Biologia, Física e Química do 12º ano, poderá ter "um impacto profundo no sistema educativo nacional, contribuindo para uma melhoria substancial das taxas de sucesso".

Gradualmente o projecto integrará os conteúdos programáticos de vários níveis de ensino, desde o 1º ciclo do ensino básico ao 12º do ensino secundário. À distância de um "clique" os jovens podem, por exemplo, fazer exercícios da disciplina escolhida, cujos resultados são imediatamente apresentados, permitindo assim que o aluno se aperceba do seu estado de aprendizagem.

Este modelo de aprendizagem introduzido pela Escola Virtual é já uma realidade em vários países europeus, nos quais a aposta na disponibilização de conteúdos digitais tem tido resultados positivos nos índices de sucesso escolar.

 

Data de introdução: 2005-02-10



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...