HOLANDA

Eutanásia em bebés

Um hospital na Holanda, o primeiro país a permitir a eutanásia, propôs recentemente que sejam elaboradas directrizes para a realização de eutanásia entre recém-nascidos doentes em estado terminal. 
Ao mesmo tempo, o estabelecimento revelou que já vem realizando esse tipo de procedimento, com aplicação de doses letais de sedativos. 

O anúncio feito pelo Hospital Académico de Groningen faz aumentar a discussão actual na Holanda sobre a legalização da eutanásia em pessoas que não são capazes de decidir por si mesmas se querem morrer. Uma possibilidade vista com horror pelos opositores da eutanásia e como natural pelos defensores da prática.

Em Agosto, a principal associação médica da Holanda, a KNMG, pediu ao ministério da Saúde que criasse um conselho independente para rever os casos de eutanásia em doentes terminais sem vontade própria, inclusive crianças, portadores de deficiências mentais graves e pessoas em coma irreversível após acidente. 
O ministério prepara uma resposta ainda para o corrente mês de Dezembro.

 

Data de introdução: 2004-12-09



















editorial

IMPORTÂNCIA ECONÓMICA E SOCIAL DAS IPSS

Para uma quantificação atualizada da importância social e económica das Instituições Particulares de Solidariedade Social em Portugal a CNIS assegurou o financiamento do Programa Pessoas 2030, medida “capacitação dos...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A missão das IPSS em cenários de calamidades
A prevenção é a melhor medida na resposta a situações de catástrofe, seja qual for a sua natureza. Porém, parece que a cultura que se entranhou na maioria...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O retrocesso da integração das comunidades ciganas
Portugal não dispõe, há três anos, de uma estratégia para a integração das comunidades ciganas.