INVESTIGAÇÃO MÉDICA

Medicamento para combater a obesidade e tabagismo pode surgir em breve

Um medicamento de combate à obesidade que, simultaneamente, ajuda os fumadores a deixarem o vício está em fase final de investigação, após um estudo de dois anos que permitiu diminuir o risco cardiovascular do fármaco.

Os resultados do estudo em fase III (antes da comercialização do medicamento), que envolveu 3.040 doentes, foram apresentados durante as jornadas científicas da Associação Americana do Coração, que decorreram em Nova Orleães, Estados Unidos.

A investigação apurou que os doentes tratados com rimonabant (substância activa) durante dois anos apresentaram uma diminuição do peso corporal e do perímetro abdominal. Esta diminuição traduziu-se numa redução importante do tecido adiposo abdominal, o qual é um marcador chave das doenças cardiovasculares.

As pessoas tratadas com rimonabant durante esses dois anos apresentaram igualmente um aumento significativo do colesterol HDL (colesterol "bom") e uma diminuição dos triglicéridos (gordura no sangue). A substância activa está igualmente a ser avaliada para ajudar os fumadores a deixarem o vício. A aprovação do fármaco para a sua comercialição na Europa deverá ser requerida pelo laboratório em 2005 ou 2006.

 

Data de introdução: 2004-11-16



















editorial

IDENTIDADE E AUTONOMIA DAS IPSS

As IPSS constituem corpos intermédios na organização social, integram a economia social e são autónomas e independentes do Estado por determinação constitucional.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Eleições Europeias são muito importantes
Nas últimas eleições para o Parlamento Europeu foi escandaloso o nível de abstenção. O mesmo tem vindo a acontecer nos passados atos eleitorais europeus

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Habitação duradoura – a resposta que falta aos sem abrigo
As pessoas em situação de sem-abrigo na Europa, em 2023 serão cerca de 900 mil, segundo a estimativa da FEANTSA (Federação Europeia das Associações...