VI FÓRUM NACIONAL, EM LISBOA

Portugal tem em curso uma Reforma da Saúde Mental

A CNIS participa através da vogal da direção Maria João Quintela no VI Fórum Nacional de Saúde Mental: Cooperação entre Respostas: Sustentabilidade Social, em Lisboa, nos próximos nos dias 13 e 14 de novembro.

O Fórum propõe um amplo debate em torno do tema “Cooperação entre Respostas – Sustentabilidade Social”, com destaque para os projetos de referência das entidades públicas, privadas e sociais que operam nesta área, para além de referência ao papel das autarquias, dos Serviços Locais de Saúde Mental e respetivas Equipas comunitárias, na resposta às necessidades das pessoas e das suas Famílias, em diferentes territórios do nosso país.

Portugal tem em curso uma Reforma da Saúde Mental assente em três pilares: legislativo, organizativo e assistencial. Do ponto de vista conceptual, a Reforma segue os princípios e recomendações preconizados pela da Organização Mundial de Saúde e pela  União Europeia. 

Este processo de transformação tem sido levado a cabo pelas Coordenações Nacional e Regionais de Saúde Mental, em estreita ligação com os diretores de serviço e profissionais de saúde mental de todo o país.

O presente relatório tem como objetivo avaliar a execução dessas recomendações nos últimos três anos, sob a responsabilidade estratégica da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental (CNPSM), num contexto de governance que se alterou significativamente com a recente revisão da legislação sobre organização de serviços de saúde mental, assim como com a oportunidade de financiamento pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Consulte o relatório.

 

 

 

 

 

Data de introdução: 2025-11-13



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...