IGREJA CATÓLICA

Manuel Clemente nomeado Patriarca de Lisboa

O actual bispo do Porto Manuel Clemente, de 64 anos, foi nomeado patriarca de Lisboa, sucedendo no cargo a José Policarpo, resignatário desde 2011, quando completou 75 anos. "O Papa nomeou hoje como patriarca de Lisboa Manuel Clemente, de 64 anos, até agora bispo do Porto, sucedendo no cargo a D. José Policarpo, que renunciou ao cargo", noticia a Ecclesia na sua página de notícias na Internet, citando uma nota informativa enviada pela Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé) em Portugal.
A agência acrescenta que "a tomada de posse do novo patriarca está marcada para o dia 7 de julho", data a partir da qual "a Santa Sé deve providenciar uma solução provisória" para o cargo de Bispo do Porto e, "a seu tempo, determinar o sucessor" de Manuel Clemente. Também no sítio online da Diocese do Porto é já anunciado "D. Manuel Clemente Patriarca eleito de Lisboa".
A resignação "por limite de idade" do cardeal e patriarca emérito, apresentada em 2011, já tinha sido aceite por Bento XVI e foi agora "confirmada pelo Papa Francisco", refere a nota da Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé) em Portugal enviada à Agência Ecclesia.
D. Manuel Clemente, bispo do Porto desde 2007 e antigo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, foi eleito vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa em 2011, após ter presidido à Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais. O 17.º patriarca de Lisboa foi o vencedor do Prémio Pessoa 2009 e sucede ao cardeal patriarca José Policarpo.
Após concluir o curso secundário, Manuel Clemente frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa pela qual se formou em História. Ordenado sacerdote a 29 de Junho de 1979, ano em que se licenciou em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, Manuel Clemente doutorou-se em Teologia Histórica em 1992 e foi reitor do Seminário Maior dos Olivais.
O novo Patriarca de Lisboa foi nomeado pelo papa João Paulo II para bispo auxiliar de Lisboa a 11 de Novembro de 2011, tendo tomado posse do cargo em Março de 2000. Em 2007, o papa Bento XVI nomeou-o bispo do Porto, sendo, actualmente, vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), presidida por José Policarpo, e membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.
O Presidente da República, Cavaco Silva, atribuiu-lhe a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, tendo também sido distinguido em 2009 com o Prémio Pessoa. Manuel Clemente foi ainda presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicação Social.
José Policarpo, actual patriarca de Lisboa, que se mantém por enquanto à frente da CEP, é natural de Alvorninha, Caldas da Rainha, e completou 77 anos no dia 26 de Fevereiro. A ordenação sacerdotal data de 1961, tendo sido nomeado bispo auxiliar de Lisboa em Maio de 1978.
Em 1997, ao ser nomeado arcebispo coadjutor do patriarca de Lisboa, adquiriu o direito de sucessão, o que viria a acontecer um ano depois, após o falecimento do cardeal-patriarca António Ribeiro. José Policarpo passou a ser o 16.º Patriarca de Lisboa e cardeal a partir do consistório de Fevereiro de 2001, cinco dias antes de completar 65 anos.

 

Data de introdução: 2013-05-18



















editorial

NOVO CICLO E SECTOR SOCIAL SOLIDÁRIO

Pode não ser perfeito, mas nunca se encontrou nem certamente se encontrará melhor sistema do que aquele que dá a todas as cidadãs e a todos os cidadãos a oportunidade de se pronunciarem sobre o que querem para o seu próprio país e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Em que estamos a falhar?
Evito fazer análise política nesta coluna, que entendo ser um espaço desenhado para a discussão de políticas públicas. Mas não há como contornar o...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Criação de trabalho digno: um grande desafio à próxima legislatura
Enquanto escrevo este texto, está a decorrer o ato eleitoral. Como é óbvio, não sei qual o partido vencedor, nem quem assumirá o governo da nação e os...