EMIGRAÇÃO/AÇORES

Aumento da esperança de vida reforça papel dos avós na transmissão das tradições

A investigadora da Universidade dos Açores Gilberta Rocha considerou que o progressivo aumento da esperança de vida se traduz numa maior intervenção dos avós na transmissão das tradições açorianas nas comunidades de emigrantes. "Há muito mais avós e bisavós nas comunidades de emigrantes a desempenhar o papel de transmissores do que é a identidade açoriana", sublinhou Gilberta Rocha à agência Lusa.
O declínio da natalidade, particularmente "gravoso" em Portugal, quando considerado no contexto europeu, acompanhado do aumento da longevidade têm "impactos significativos" ao nível da demografia e consequências significativas nas relações entre avós e netos, sublinhou Gilberta Rocha.
Segundo acrescentou, passou a haver "muitos avós e poucos netos", o que implica uma "alteração completa de toda a sociedade".
Em muitos casos passaram a existir famílias com "quatro avós para um único neto", referiu, admitindo serem "preocupantes" os indicadores de evolução da taxa de natalidade em Portugal.
A investigadora disse ainda que as mudanças a que se tem vindo a assistir se traduzem, de igual modo, na alteração do estatuto social dos avós, que passaram a ter de manter a condição de"activos" no mercado laboral.

 

Data de introdução: 2012-07-18



















editorial

MULTIDIMENSIONALIDADE DO ENVELHECIMENTO

(...) A forma como a sociedade encara os mais velhos, uma visão redutora, apenas como custos, parecendo ignorar o valor que eles transportam na sociedade e nas famílias, precisa ser urgentemente corrigida, quantificando o seu valor social. O aumento do...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Para regionalizar sem fragmentar a educação e formação profissional
A descentralização da educação em Portugal ganhou um novo impulso com a transferência de competências para as Comissões de Coordenação e...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Cooperação entre as autarquias e as IPSS
Decerto que já tomaram posse todos os eleitos para os órgãos municipais e os das Juntas de Freguesia. É a hora de começar a pôr em prática, progressivamente,...