MUNDIAL DE FUTEBOL DOS SEM ABRIGO

Todos os países ganharam luta pela inclusão social

O Brasil conquistou o titulo de campeão na oitava edição do Mundial de Futebol dos Sem Abrigo, o "Rio 2010 Homeless World Cup", que terminou a 26 de Setembro, no Rio de Janeiro. O Brasil bateu o Chile, por 6-0, e também conquistou o troféu no sector feminino, ao vencer o México, por 7-4. Mais de 300 jogos foram disputados, 55 equipas representaram os sem abrigo dos seus países durante o campeonato, que decorreu na última semana na praia de Copacabana.

Contudo neste campeonato, o que conta não é apenas ganhar, mas abrir portas para a transformação da vida através do desporto. O objectivo foi confraternizar numa grande festa do futebol com dezenas de selecções internacionais a representar o seu país.
A equipa portuguesa ficou em quarto lugar. A selecção lusa disputou o encontro para atribuição do terceiro e quarto lugares contra os mexicanos. O empate 4-4 ao final da partida obrigou as duas selecções a disputar a vitória no desempate por pontapés da marca de grande penalidade. A equipa portuguesa é apoiada e treinada pelo projecto Futebol de Rua da Associação CAIS. O mundial dos sem abrigo reuniu no Rio de Janeiro cerca de 500 jovens de 40 países.

Para Mel Young, o idealizador do torneio, estes dias representam o "ponto alto" do ano que reúne todos os projectos e países para uma semana de celebração. "Pudemos ver jogos incríveis este ano. Foram os jogadores e os técnicos de diferentes nações que fizeram deste um torneio fantástico. É o seu o espírito e a sua determinação que estão a mudar o mundo. As suas lideranças estão a acabar com o estigma e o preconceito para com os sem abrigo e a proporcionar uma mudança real e duradoura ao redor do mundo", afirmou Young na cerimónia de encerramento do Mundial.

Segundo disse à Lusa o assessor especial das Nações Unidas para o Desporto e o Desenvolvimento, Wilfried Lemke, o importante é promover a paz entre os povos através do incentivo à prática de desportos.
O Homeless World Cup é um torneio anual de futebol de nível mundial que ajuda a combater a falta de oportunidade para os sem abrigo e excluídos inspirando 64 projectos de base e mais de 30 mil jogadores em situação de risco social a mudar suas vidas.
Paris vai receber o mundial de Sem Abrigo entre 19 e 29 de Agosto de 2011.

 

Data de introdução: 2010-10-09



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...