SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Como gerir melhor as Instituições

Realiza-se em Fátima no dia 20 de Março e destina-se a dirigentes e quadros das Organizações de Economia Social. O primeiro conferencista vem de Espanha e é um destacado investigador sobre a gestão nas Organizações não lucrativas da Universidade Complutense de Madrid. Vidal Garcia Alonso é ainda autor do livro “Instrumentos para la Gestión de Calidade en las ONG”. Abordará o tema: “Instrumentos Essenciais na Gestão de Excelência nas IPSS”.

O Padre José Carlos Veloso e a técnica do Instituto de Segurança Social, Marina Teixeira, falarão da teoria e das vantagens práticas da certificação de qualidade, abordando os níveis A, B e C nos processos de gestão.Na parte de tarde, Pedro Matos, docente da Universidade Católica de Lisboa, falará da gestão de recursos humanos na óptica de liderar, avaliar e motivar.

José Maria Costa e Custódio Oliveira abordarão os temas da comunicação e a internet, salientando as vantagens e riscos. Raúl Oliveira e Tiago Vasconcelos apresentarão soluções concretas para reduzir custos na gestão, nomeadamente custos da energia e do papel.
O Seminário é organizado pela empresa Omnisinal Causa Comum, que antes já teve iniciativas semelhantes destinadas às Instituições do Sector Solidário. Os interessados em participar poderão obter todas as informações e fazer a inscrição através do site: www.omnisinal.pt.

Programa

9H30 - Entrega de documentação e sessão de abertura
10h00 - Instrumentos Essenciais na Gestão de Excelência nas IPSS – Uma visão internacional
11h15 - Intervalo para café
11h30 - Vantagens da Certificação de Qualidade – Experiências concretas. Os níveis A, B e C da Certificação de Qualidade da Segurança Social

12h45 - Intervalo para almoço
14h30 - A gestão dos recursos humanos – Liderar, Avaliar, Motivar
15h45 - A Comunicação e a Internet: vantagens e riscos. Uma experiência concreta de comunicação através de um Web site numa IPSS

16h30 - Intervalo para café
17h00 - A gestão documental – eliminar o papel e reduzir custos. Redução da Factura Energética das Instituições. Práticas de poupança.

 

Data de introdução: 2010-03-13



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...