REVISTA DE IMPRENSA

Instituição entrega cabazes a 175 famílias carenciadas

A associação de solidariedade Legião da Boa Vontade distribuiu 350 cabazes de Páscoa com diversos alimentos para ajudar 175 famílias mais carenciadas, numa iniciativa que contou com mais de 300 inscrições.

Em declarações à agência Lusa, a responsável da administração, Nely Oliveira, explicou que «todos os anos o número de famílias inscritas aumenta e nos últimos dois meses houve um aumento mais acentuado».

A responsável explicou ainda que os cabazes são entregues todos os meses às famílias inscritas na associação, nomeadamente idosos que tenham mais dificuldades, no âmbito do programa Um Passo em Frente.

«Tentamos apoiar as pessoas que nos procuram naquilo que é mais essencial, a alimentação», acrescentou.

No entanto, «nesta época especial, assim como no Natal, tentamos ajudar novas famílias», esclareceu.

O processo de inscrição passa pela apresentação do núcleo familiar e de um comprovativo de rendimentos e, com a colaboração de uma assistente social, são seleccionadas as famílias que têm maiores problemas fianceiros.

Cada agregado familiar recebeu dois sacos de comida com massa, farinha, óleo, arroz, leite, feijão, entre outros alimentos, doados por algumas empresas e resultado de diversas campanhas realizadas em supermercados, que contaram com a contribuição de várias pessoas.

Esta iniciativa decorreu durante o dia de hoje, na sede da associação, em Benfica, com a colaboração de mais de 15 voluntários e com a apresentação de um teatro infantil, destinado aos filhos dos utentes.

O sentimento de quem estava à espera de ser chamado para receber o seu cabaz era unânime: «Foi uma festa muito bonita, um dia muito bem passado e esta é uma grande ajuda», ouvia-se.

Esta instituição social tem como objectivo promover a educação e cultura com espiritualidade, «para que haja alimentação, saúde e trabalho para todos».

A Legião da Boa Vontade exerce a sua actividade em Portugal há 20 anos, mas o seu trabalho estende-se a outros países como o Brasil, Argentina, Bolívia, EUA, Paraguai e Uruguai.

Fonte: Sol

 

Data de introdução: 2009-04-16



















editorial

DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E SOLIDARIEDADE

O princípio da dignidade da pessoa humana é central na Doutrina Social da Igreja. Também na Social Democracia. Nesta (DSI), o princípio da dignidade deriva da convicção de que cada ser humano é criado à imagem e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

As IPSS têm que ser espaços de inclusão
A identidade das nossas Instituições de Solidariedade Social fica posta em causa se, por qualquer razão, fizerem aceção de pessoas. A matriz solidária obriga...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Contrarreforma laboral: a precariedade nunca existiu
Desde a mudança de paradigma ocorrida com a aprovação do Código de Trabalho em 2003, os governos têm privilegiado mudanças graduais na legislação...