EDUCAÇÃO - Uma prioridade para a CNIS

No Congresso da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) o tema da educação ocupou uma parte significativa do debate e da atenção de todos.
Educação entendida desde a creche e como o adquirir de conhecimentos e competências ao longo da vida. Educação como uma dos pilares da inclusão social. Educação que não se limita ao sistema escolar, mas que exige o envolvimento e trabalho em rede de várias instituições em patamares diferentes: escola, família, instituições do sector solidário, instituições privadas, comunidades de bairro, igrejas, autarquias…

O conhecimento é um dos elementos mais determinantes da sociedade actual. A ausência do conhecimento, que se adquire privilegiadamente através do sistema educativo, é factor de exclusão. Acompanhar as inovações e mudanças tecnológicas presentes no mundo do trabalho exige uma actualização de conhecimentos ao longo de toda a vida.
Estes considerandos aprofundados no Centro de Estudos Sociais de CNIS fundamentam a proposta da Declaração de Princípios que será analisada e votada em próxima Assembleia Geral da CNIS.
Após a sua aprovação a CNIS divulgará a Declaração de Princípios a todo o Sector Solidário. No âmbito desta divulgação o Centro de Estudos Sociais tem planeado a realização de vários encontros regionais para aprofundar os projectos educativos das IPSS, nomeadamente os projectos pedagógicos a partir da creche.

 

 

Data de introdução: 2009-03-13



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...