PROJECTO INCLUIR

Dia dos Namorados Seniores em Castelo de Paiva

O Centro Social de Santa Maria de Sardoura e a Câmara Municipal de Castelo de Paiva promoveram no âmbito do Projecto Incluir – financiado pelo Programa Progride - no dia 14 de Fevereiro de 2009, mais um evento enquadrado na acção “Envelhecer Animado”: O Dia dos Namorados Seniores. A organização esteve a cargo da Equipa Multidisciplinar do Projecto Incluir, que mais uma vez viu o seu trabalho reconhecido, dada a satisfação e o desejo de novos eventos como este, reflectidos no olhar e nas palavras dos participantes.

Desta forma continuou-se, em Castelo de Paiva, a promover o convívio da população idosa, não institucionalizada, e que, pelos mais variados motivos se encontra em situações de isolamento e de solidão despertando a familiaridade e a alegria, tantas vezes esquecidas neste período da vida.
O Dia dos Namorados Seniores decorreu nas instalações do Centro Social de Santa Maria de Sardoura (Entidade Executora do Projecto Incluir) e reuniu num alegre jantar romântico mais de 70 pessoas idosas, provenientes de todas as freguesias do concelho de Castelo de Paiva ... algumas delas casadas há mais de 60 anos !!!

Além da alegria contagiante que se verificou nos participantes, este evento também permitiu o reencontro entre velhos amigos que a vida há muito havia separado.
São iniciativas como estas que, pela alegria que causam, se tornam fáceis de por em prática pois fazem sentir vivas as forças adultas que um dia criaram o Dia dos Namorados.
Esta é uma das características do Projecto Incluir, a atipicidade, que cada vez se direccionada na luta pelo bem estar e qualidade da população idosa, desfavorecida, num concelho com fortes marcas de tristeza, solidão e abandono familiar nesta bonita fase da vida humana.

 

Data de introdução: 2009-03-11



















editorial

Atualidades

O projeto-piloto SAD+Saúde foi anunciado e entrou em vigor em outubro de 2025, com o objetivo de integrar o apoio domiciliário com os cuidados de saúde para melhorar a autonomia e dignidade dos utentes. Este projeto reforça a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O poder local no futuro da ação social
Os vencedores das eleições autárquicas tomarão em breve em mãos o rumo das suas autarquias para os próximos quatro anos. Fazem-no num quadro institucional em...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

As IPSS como protagonistas do desenvolvimento local
Com a fusão de freguesias, em muitos lugares do nosso país, as instituições que mais perto ficaram das populações foram a Paróquia, a Sociedade de Cultura,...