PÓVOA DO VARZIM

Festa da solidariedade juntou em palco crianças e idosos

Foram cerca de 700 pessoas que se juntaram em grande ambiente de festa e animação, repartidas pelo palco, em números de dança e canto, e pela plateia, aplaudindo e incentivando os vários artistas que desfilaram no evento. Foi assim, mais um Solidariedade em Festa, que encheu o salão de congressos do Novotel Vermar num convívio de gerações e num desafio ao talento e à imaginação.

Todos os anos o espectáculo se repete. As instituições de solidariedade do concelho aderem sem reservas à proposta da Câmara Municipal, através do Pelouro da Acção Social, e juntam-se para uma tarde de convívio. Cada uma prepara um número artístico e leva grupos de utentes para assistirem e participarem na festa. O resultado é uma plateia onde se misturam crianças, jovens e idosos e um palco por onde passam as mais variadas actuações.

Este ano, coube ao MAPADI abrir o espectáculo, com um número de dança ao som de "My Umbrella" e a dança continuou com Xuxa e a Pequenada, do Centro Social e Paroquial de Terroso. A Beneficente optou por interpretar o conhecido tema "Fado", com a participação de utentes do edifício sede, do ATL, cantina social e centro de dia. Os mais pequeninos, desta vez do Centro Social Monsenhor Pires Quesado (Matriz) voltaram ao palco para dançar "24 Horas", tema da série televisiva Chiquititas, e a "Camisa Negra" foi depois cantada em português e dançada pelas crianças do Centro Social e Paroquial de Navais. O tema dos Abba, "I had a Dream" serviu de base ao número de dança das crianças do Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar e o palco pertenceu depois aos mais pequenos e aos idosos do Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates que, em conjunto, apresentaram a "Canção do Mar". O ritmo hip-hop veio com "Le papa Pingouin", dançado com grande entusiasmo pelo grupo de crianças do Centro Social da Paróquia de Beiriz e a dança continuou com "J´aime Skier", interpretado pelos pequenos do Centro Social Bonitos de Amorim.

Os utentes da Santa Casa da Misericórdia recorreram à poesia para falar das datas importantes do calendário e as crianças do Centro Social e Paroquial de Aguçadoura seguiram-se em palco com mais um número de dança: "Os Marinheiros". O cantor poveiro, Rui Nova, rodeou-se de crianças do Instituto Maria da Paz Varzim para cantar "Gloria, Gloria, Aleluia" e, de seguida, dançaram as crianças da Obra de Santa Zita, que apresentaram "Vamos Surfar".

A terminar este Solidariedade em Festa, os idosos mostraram como se pode manter a forma e a energia e foram para o palco para uma demonstração de ginástica. Eram utentes de A Beneficente, do Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates, do Centro Social Bonitos de Amorim e do Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar, que pertencem à turma de ginástica do projecto "Desporto Sénior", do Pelouro de Desporto da Câmara Municipal, e que demonstraram que não há idade para manter a forma.

O "convívio entre gerações e o estímulo de um espírito criativo" constituem a força deste Solidariedade em Festa, como reconheceu o vereador do Pelouro da Acção Social, Luís Diamantino, que encerrou a tarde subindo ao palco com os responsáveis pelas várias associações participantes e pela preparação dos números artísticos, que receberam uma pequena lembrança como forma de assinalar a sua preciosa colaboração neste evento.

Fonte: Póvoa Semanário

 

Data de introdução: 2007-12-08



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...