FESTA DA SOLIDARIEDADE

O importante é participar

A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade – CNIS, vai promover no próximo dia 29 de Setembro, no Parque da Bela Vista, em Lisboa, a 1ª Festa de Solidariedade.

Pretende-se com esta iniciativa, disponibilizar um dia e um espaço, para que as Instituições Particulares de Solidariedade Social possam juntar em convívio todos quantos estão ligados à causa da solidariedade – dirigentes, trabalhadores, utentes, familiares e amigos.

Propomo-nos criar as melhores condições para uma confraternização alegre e animada entre todos quantos dão o seu melhor nas nossas instituições.

Para os mais novos haverá locais apropriados com equipamentos de recreio e lazer à disposição e, para os mais velhos, para além do convívio, sempre interessante, é a oportunidade de um dia diferente; haverá animação com muita música, dança, teatro, baile e tudo quanto uma festa popular deve comportar, porque, é mesmo de uma festa popular que se trata.

Será acesa nesse dia a Chama da Solidariedade, que ficará à guarda da União Distrital de Lisboa até ao próximo ano, sendo nessa altura transportada a pé, para o local da próxima festa.

Seria muito interessante que toda a animação (para a qual teremos palcos próprios) fosse da responsabilidade das instituições através dos seus grupos de música, dança, folclore e outros. O transporte e alimentação dos participantes, serão da responsabilidade das respectivas instituições.

Gostaríamos que as instituições aderissem a esta nossa iniciativa, para a qual contamos com a presença de membros do Governo e, em princípio, com a presença de Sua Excelência o Presidente da República.

Solicito a todos quantos pretendam estar presentes que façam a sua respectiva inscrição até ao dia 10 de Setembro, para a Sede da CNIS, no Porto, através do preenchimento da ficha anexa.

Esperamos da parte de todos o maior empenho nesta iniciativa, como forma de mostrarmos a todo o país a realidade social e solidária que as Instituições Particulares de Solidariedade Social constituem.

Espero por vós em Lisboa.


O Presidente da CNIS

Lino Maia

 

Data de introdução: 2007-08-22



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...