Apresentação da Selecção Portuguesa de Futebol de Rua 07

No Ano Europeu de Igualdade de Oportunidades para Todos, uma equipa mista de 8 jogadores vai representar Portugal no V Homeless World Cup (Mundial de Futebol dos Sem-Abrigo), que terá lugar em Copenhaga (Dinamarca), de 29 de Julho a 4 de Agosto. Os jogadores convocados serão recebidos para estágio no próximo dia 20 de Agosto às 16h em Lisboa.

A Selecção Portuguesa é constituída por 8 jogadores de todo o país, apurados durante Campeonato Nacional de Futebol de Rua, que decorreu este ano e teve a sua final no passado mês de Junho na Lousã. Na sua terceira edição, o Campeonato Nacional de Futebol de Rua, superou mais uma vez todas as expectativas de adesão, contando com o envolvimento de 12 distritos e as regiões dos Açores e Madeira. Participaram 2000 pessoas, 130 equipas 110 instituições sociais e 60 Câmaras Municipais.

No dia 21 de Julho inicia-se o estágio de 7 dias no Luso, onde será montado no centro da Mealhada, junto à Câmara Municipal, o campo oficial de Futebol de Rua, com treinos diários abertos à população. A Selecção será acompanhada em termos desportivos pelo seleccionador nacional João Barnabé. 

O Futebol de Rua é já uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo, que tem como objectivo fazer do futebol um desporto inclusivo, através de uma estratégia inovadora de intervenção social, no combate à pobreza e exclusão.

O Homeless World Cup é promovido pela Rede Internacional dos Jornais de Rua, da qual a Associação Cais é membro desde 1995. É da responsabilidade da Associação CAIS a organização do Campeonato Nacional de Futebol de Rua e a selecção da equipa que representa Portugal nas competições internacionais. Este campeonato, apoiado a nível internacional pela ONU , UEFA e NIKE, é um dos maiores eventos sociais do mundo e envolve, este ano, cerca de 500 jogadores de 48 países.


Selecção Nacional de Futebol de Rua 07

Adilson Morais
- Distrito de Faro
- Fundação Irene Rolo - Tavira

Ana Ferreira
- Distrito de Aveiro
- Associação de Desenvolvimento Elo – Mealhada

Bruno Loureiro
- Distrito de Viana do Castelo
- Casa dos Rapazes – Viana

Diogo Ferreira
- Distrito de Faro
- Fundação Irene Rolo - Tavira

Fernando Ramos
- Distrito de Faro
- Fundação Irene Rolo - Tavira

Mário Andrade
- Região Autónoma dos Açores
- CASA - Ribeira Grande

Ricardo Ferreira
- Distrito de Coimbra
- Obra do Frei Gil – Mira

Ricardo Barbosa
- Distrito do Porto
- Espaço Jovem Monte Crasto - Gondomar

 

Data de introdução: 2007-07-17



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...