MOçAMBIQUE

Retrato de Lichinga

Da internet respigámos estes apontamentos sobre a capital do Niassa:

Niassa foi conhecida como a província esquecida de Moçambique. As pessoas foram oprimidas através de pobreza, doenças, analfabetismo, uma infra-estrutura fraca, falta de integridade e injustiça nos sectores do governo, etc. Há três grupos de pessoas maiores aqui, pessoas das tribos Yao, Makua e Nyanja. 

Lichinga é a capital da província de Niassa em norte-oeste de Moçambique. O centro da cidade é pequeno com algumas lojas pequenas (não há supermercados!), dois bancos, uma agência do correio, escritórios do governo, casas e um grande mercado Africano aberto aonde frutas e vegetais, peixe, carne, roupa, velas, pilhas, tigelas plásticas, etc. são vendidos. 

Nas margens da cidade, circundante a ela e em contraste marcado com o resto da cidade, há grandes bairros consistindo em muitas cabanas de lama com tectos de capim (a população total da cidade é de cerca de 100 000 pessoas.) 

Viajar com transporte público é uma experiência, mas não é fácil para todos. Há um ônibus cada dia de Lichinga à fronteira do Malawi. Os cinco kms entre os postos de fronteira tem que atravessar duma bicicleta alugada. As vezes é difícil apanhar um carro daquela fronteira. 

Há um vôo três vezes por semana de Nampula e Maputo, mas vôos em África são caros. Uma ponte para entrar na Tanzânia de Lichinga vai ser construído, mas vai levar pelo menos cinco anos. A via normal agora é por Malawi. 

As estradas principais em Lichinga são ruas alcatroadas. A estrada para o norte em direção a Metangula é alcatroada por 70 km e para o leste em direcção a Majune por 60 km, todas as outras são de terra. Não há grande áreas de areia em redor de Lichinga, há mais nas zonas de Majune e Mavago. O único tempo em que andamos na areia é quando vamos na praia de Metangula. 

Há alguns lugares rochosos especialmente se você vai à Meponda ao lado do lago. O problema maior é lama durante a estação chuvosa (Novembro - Abril). Pode se emperrar de vez enquanto por causa da lama. Não precisa de atravessar rios porque as pontes perto de Lichinga são boas. 
A maioria das estradas são boas agora, mas pode ser diferente depois de tempo chuvoso. 

Há Banco Austral e BIM (Banco Internacional de Moçambique). BIM é o único onde uma pessoa pode ter uma conta de dólar e então pode receber transferências de fora do pais.
Há dois postos de gasolina e diesel é 12 000 ($0,50) Meticias por litro. Normalmente apanha-se combustível em Lichinga.

As linhas de telefone em Lichinga foram substituídas por fibra óptica no ano passado. As linhas são boas agora. É fácil telefonar para outros países mas é caro daqui para outros países. Temos um “e-mail server” em Lichinga e conectamos a cerca de 33 000.

 

Data de introdução: 2004-10-21



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...