MINHO

Abertura do 1.º gabinete privado de Mediação Familiar e de Conflitos

No passado dia 7 de Janeiro, na sede da Fundação Viera Gomes, sita na rua Costa Gomes, 32 em Real - Braga, efectuou-se a abertura formal do 1.º gabinete privado de Mediação Familiar e de Conflitos da Região do Minho.

A Freguesia de Rates tem ao seu dispor um Gabinete de Mediação Familiar e de Conflitos, com o apoio da Junta de Freguesia
Trata-se de um espaço de diálogo e partilha para familiares em risco, nomeadamente em situações de separações ou divórcio, com necessidades na regulação do poder paternal dos filhos, na separação dos bens ou partilhas, para promover a reconciliação em situações de crise conjugal ou ainda ajudar outros membros da família em conflitos de partilhas ou negócios familiares, local de mediação em situações decorrentes de acidentes de automóvel, contratos, condomínios, etc. 

Este gabinete é apoiado por uma Mediadora Familiar, licenciada na área das Ciências Sociais e com formação específica em Mediação de Conflitos e Mediação Familiar.
A Mediadora Familiar e de Conflitos é neutra e imparcial, a sua função é promover o diálogo e a procura de um acordo satisfatório e mutuamente aceitável.
O processo de mediação é requerido por uma ou ambas as partes, junto do Gabinete e neste obterão toda a informação sobre o mesmo.
Para iniciar o processo as partes comprometem-se a aceitar as regras da Mediação através do Contrato de Mediação.
O processo de Mediação é Voluntário.
Todo o processo de Mediação é confidencial.
Todas as questões devem ser trabalhadas num clima de cooperação e respeito mútuo.
Todas as informações relevantes para a Mediação devem ser partilhadas, nomeadamente no que se refere à situação económica das pessoas.
Cada sessão de Mediação tem a duração máxima de 3 Horas e o processo de Mediação tem a duração máxima de 8 sessões, excepto se as partes estipularem duração diversa.
A Mediação é um processo rápido que restabelece a confiança entre as partes, reduz os conflitos familiares e judiciais.


Os serviços de Mediação são prestados na Junta de Freguesia ás Quintas - Feiras das 10:30 ás 13:00 Horas para informações e atendimento e das 14:00 ás 19:00 Horas para serviço de mediação. 

Contacto: 932 600 938 - Dra. Carmo Esteves - Mediadora Familiar e de Conflitos


 

Data de introdução: 2006-01-26



















editorial

Comunicar é tornar comum

A partilha de informação remonta à origem latina de comunicar, que também apela à participação, sendo a comunicação um processo de tornar comum algo entre as pessoas, a troca de experiências e de...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agora, que os eleitos só pensem no bem comum
Sou um político resiliente, sem nunca ter sentido a necessidade de me envolver na política ativa. Quero dizer que, há mais de cinquenta anos, fiz a opção de viver a minha...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A caracterização racial é racismo estrutural
Três amigos chegaram ao aeroporto de Lisboa, vindos de um voo intercontinental, com a quantidade de bagagem de umas férias relativamente longas. Duas das pessoas no grupo eram caucasianas, uma...