APOSENTAÇÃO NA FUNÇÃO PÚBLICA

Novo regime a 1 de Janeiro

O novo regime de aposentação da Função Pública entrou em vigor no passado dia 1 de Janeiro. Trata-se de uma das medidas introduzidas pelo Governo para combater o défice.
As novas regras estabelecem a convergência do regime de protecção social da Função Pública com o regime geral da Segurança Social, no que concerne às condições de aposentação e cálculo das pensões. 

A ideia passa por aproximar as condições de aposentação dos funcionários públicos de uma forma progressiva (10 anos) das que vigoram para os trabalhadores do sector privado, o que significa que a idade legal de aposentação eleva-se em seis meses entre 2006 e 2015, mas mantém-se durante todo esse período o tempo de serviço necessário para requerer a aposentação em 36 anos.

Segundo a Rádio Renascença, a partir de 2015, os funcionários públicos passam a reformar-se com 65 anos de idade e 40 anos de carreira contributiva, contrariamente aos actuais 60 anos de idade e 36 anos de serviços.

O diploma, por outro lado, mantém a possibilidade de os funcionários públicos anteciparem a idade de reforma, desde que tenham o tempo de serviço completo, penalizando a respectiva pensão em 4,5% por cada ano de antecipação.

 

Data de introdução: 2006-01-13



















editorial

COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO 2025-2026

O Compromisso de Cooperação entre o Estado Português e as Entidades Representativas do Setor Social e Solidário (ERSSS) para o biénio 2025-2026 reflete o reconhecimento da importância estratégica do setor social e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Sem Paz não há futuro
Acabei de ler, há poucos dias, o livro que se intitula a “Esperança” que é a autobiografia do Papa Francisco. Nem sequer me sinto obrigado, por ser cristão...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A ação humanitária em perigo
O ano começou mal para a ação humanitária global, com o encerramento da United States Agency for International Development, conhecida por USAID, que era o maior financiador...