VILA REAL

Sociedade de Informação i2010 na vertente da Inclusão Social

O Governo poderá vir a adoptar um plano nacional de gerontotecnologia no primeiro semestre de 2006 para fomentar a utilização da tecnologia junto da população idosa.

O ponto de partida para esse plano teve início num Workshop realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) no final de Novembro com o objectivo de preparar um contributo nacional para a iniciativa europeia sobre Sociedade de Informação i2010 na vertente da Inclusão Social.

A organização deste evento foi incentivada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que deu também aval aos objectivos de um fórum recentemente criado na Internet para colaborar na definição e implementação de um plano nacional de gerontotecnologia.



O CERTIC – Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação da UTAD está a dinamizar o fórum de Gerontotecnologia em articulação com a unidade ACESSO da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento e pretende apresentar uma proposta com linhas orientadoras para um plano nacional no final do primeiro trimestre de 2006.



Algumas das áreas deste Plano poderão passar pela promoção da participação social através da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação; o Design (GerontoDesign), usabilidade e acessibilidade de tecnologias e serviços; a criação de conteúdos e aplicações informáticas; o acesso à Internet e a tele-serviços; a atribuição de ajudas técnicas; a implementação do Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas; a melhoria da qualidade das respostas sociais do Estado e das Instituições de apoio a idosos; a formação em Tecnologias de Informação de idosos e dos prestadores de cuidados a esta população, bem como a monitorização e divulgação de boas práticas nacionais e internacionais.



As instituições e pessoas interessadas nesta iniciativa poderão associar-se ao fórum a partir da sítio Web www.acessibilidade.net .



##CONTACTOS

Francisco Godinho

Telem 93 835 00 82

Web: http://www.acessibilidade.net/contactos.php

 

Data de introdução: 2005-12-28



















editorial

Educação: o pilar da inclusão e da solidariedade

Desde a sua fundação, a CNIS tem vindo a afirmar que a educação é, antes de mais, um direito de todos e um fator determinante para a inclusão social. Nesta edição do Solidariedade, reafirmamos esse compromisso...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Acolhimento de Imigrantes apela ao nosso humanismo pátrio
A entrada de imigrantes, em Portugal, tem sido um dos assuntos mais presentes na agenda do país. Na abordagem política tem predominado mais a ideologia que a defesa incontornável da...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A responsabilidade política e a crise das urgências
Duas grávidas perderam, com um intervalo de uma semana, os seus bebés depois de procurarem uma resposta de urgência num hospital público.  Num dos casos, segundo o...