GRATUITIDADE DAS CRECHES

Sector Social e governo chegaram a acordo

A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias e o governo chegaram a acordo quanto à gratuitidade das creches. O acordo que entra em vigor a partir de setembro foi anunciado pelo chefe do governo logo na abertura do debate sobre o estado da nação.

"Estou em condições de anunciar que, hoje mesmo, concluímos o acordo com a União das Misericórdias e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, que assegura o cumprimento de uma das principais medidas do Orçamento: A gratuitidade das creches para as crianças do 1º ano já em setembro", declarou António Costa na Assembleia da República.

O primeiro-ministro afirmou que foi concluído o acordo entre o seu governo e o setor social para assegurar a gratuitidade das creches para crianças do 1º ano a partir de setembro, depois de um mês de negociações intensas, em que o valor mensal era o principal foco de desentendimento.

Esse valor foi fixado em 460 euros por criança. O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), Lino Maia, ainda não confirmou ainda esse montante, explicando que cabe ao executivo dar essa informação, adiantando que o resultado do acordo é “suficiente e satisfatório , mas não é o desejado”.

Neste momento 50 mil crianças já beneficiam da gratuitidade das creches. Com este acordo o objetivo é que em outubro esse número chegue às 80 mil e para o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a ideia é chegar a 100 mil crianças no final da implementação desta medida.
O acordo com o sector social abrange crianças nascidas depois de 1 de setembro de 2021.

 

Data de introdução: 2022-07-21



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.