OBRAS SOCIAIS DO PESSOAL DA CM E SM DE VISEU

IV Seminário Internacional Alzheimer e outras Demências é já a 19 de março

O IV Seminário Internacional Alzheimer e outras Demências: Conhecer, Compreender e Intervir realiza-se nos próximos dias 19 e 20 de março, em modalidade online, e é organizado pela Escola Superior de Educação de Viseu, em parceria com as Obras Sociais do Pessoal da CM e SM de Viseu.
A edição deste ano focará os desafios acrescidos que a pandemia Covid-19 está a colocar às pessoas com demência e seus cuidadores.
A pandemia do novo coronavírus é especialmente castigadora para as pessoas mais velhas (Alzheimer's Disease International–ADI, 2020). No artigo «Dementia care during Covid-19», publicado na revista «The Lancet», os autores consideram que é muito mais provável que as pessoas com demência possam contrair a doença porque têm um acesso muito limitado à informação verídica sobre a pandemia, podem revelar dificuldades em compreender a mensagem e em recordar as medidas de prevenção e segurança para evitar o contágio (a importância de usar máscara, lavagem das mãos…).
Este evento pretende proporcionar um espaço de partilha de evidências científicas e experiências práticas neste âmbito, com vista à reflexão em torno de uma resposta mais integrada e atempada. Incluirá aspetos relacionados com o conhecimento e compreensão desta realidade, mas também a partilha de intervenções inovadoras junto de pessoas com problemas de memória e demência, bem como com cuidadores.
O programa inclui a participação de conferencistas nacionais e internacionais com mérito reconhecido nesta área.
A demência constitui a expressão clínica de várias entidades patológicas, sendo a doença de Alzheimer a mais prevalente.
O aumento continuado do número de casos de pessoas com demência no mundo, três novos casos a cada três segundos, levou a que esta doença fosse considerada uma pandemia silenciosa, num mundo cada vez mais grisalho.

 

Data de introdução: 2021-03-15



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...