APPACDM-COIMBRA

IPSS vai receber medalha de ouro da cidade

A Assembleia Municipal de Coimbra aprovou, por unanimidade, uma recomendação para a atribuição da medalha de ouro da cidade à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra.

Apresentada pelo PSD, a proposta destaca que a instituição, que fez este mês 50 anos, "tem como principal missão criar condições para que cada pessoa com deficiência mental (ou em situação de exclusão) possa atingir a sua plenitude como ser humano e social, potenciando a sua individualidade e consolidando a sua participação efetiva na sociedade".

Segundo Nuno Freitas, líder da bancada social-democrata, a atribuição da medalha visa "reconhecer o excecional contributo cívico e social" daquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), criada em 1969 com o objetivo de desenvolver serviços de apoio à pessoa com deficiência intelectual.

"Sempre numa perspetiva evolutiva, dinâmica e inovadora, a APPACDM de Coimbra foi procurando melhorar continuamente os seus serviços, criando respostas ajustadas à necessidade e particularidade da pessoa atendida", refere a moção apresentada.

Com sede em Coimbra, a instituição apoia mais de 1.200 cidadãos com deficiência intelectual entre os concelhos de Arganil, Cantanhede, Montemor-o-Velho e Coimbra, contando com cerca de 300 profissionais nos seus recursos humanos.

Nuno Freitas salienta que a associação pretende "ser uma organização de referência nacional e internacional, dinâmica e dinamizadora, centrada na promoção da qualidade de vida da pessoa com deficiência e incapacidades, em parceria ativa com agentes sociais, económicos, culturais e políticos".

A APPACDM possui serviços e respostas para o apoio à infância (Creche e Jardim de Infância), às escolas no processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais de caráter permanente (Centro de Recursos para a Inclusão) e serviços de habilitação, ocupacionais e socialmente úteis (CAO).

Possuiu também serviços de informação e orientação profissional, formação profissional, apoio à procura e manutenção de emprego (Formação Profissional e Centro de Recursos do IEFP), lares residenciais e apoio domiciliário, bem como Serviço de Apoio Temporário às Famílias.

A instituição abrange também áreas como a Hotelaria, Serviços, Ambiente e Saúde, "com o objetivo de responder às diversas e crescentes necessidades da população em geral" e detém a mais elevada pontuação europeia na certificação internacional EQUAS com o grau de "Excelência" nos serviços sociais que presta quotidianamente em Coimbra e na região de Coimbra.

 

Data de introdução: 2019-12-28



















editorial

TRATOS E ABUSOS

Todos ficámos abalados com os relatos de abusos sexuais praticados por agentes pastorais. São dilacerantes, são muitos os abusadores e são muitas as vítimas.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Proteção de Crianças, Jovens e Pessoas Vulneráveis
Os abusos sexuais de crianças na Igreja Católica têm sido uns dos assuntos mais marcantes da agenda mediática do nosso país. Nunca os erros de alguém podem ser...

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

O significado de alguns dados do último recenseamento
Em cada dez anos o Instituto Nacional de Estatística responsabiliza-se por proceder à elaboração do Recenseamento Geral da População e do Recenseamento Geral da...