AGENDA DE GERONTOLOGIA

«Aprender, Envelhecer… SER»

A Agenda de Gerontologia «Aprender, Envelhecer… SER» 2017, da autoria de Sandra Paula Barradas e Albertina Lima Oliveira, para além de ser um instrumento de organização pessoal, apresenta uma vertente social, relacionada com o envelhecimento e com as melhores práticas gerontológicas, mas também solidária, uma vez que parte do valor das receitas reverte para a Alzheimer Portugal.
O grande objetivo das autoras é oferecer aos leitores (cidadãos em geral e cuidadores formais e informais de pessoas idosas em particular) um recurso prático, inspirador, com informação atualizada, rigorosa e credível, no âmbito de diversas temáticas gerontológicas, acompanhar nas atividades do dia-a-dia, ajudar a repensar as temáticas e práticas gerontológicas e promover o envelhecimento ativo e bem-sucedido.
Não aspirando ser um recurso que ofereça respostas cabais, pretende simplesmente facultar pistas e suscitar mais interesse e curiosidade da parte dos técnicos para com as diversas temáticas gerontológicas e inspirar intervenções mais eficazes e adequadas ao seu público-alvo: adultos idosos.
Assim, a agenda integra um conjunto de ferramentas com aplicabilidade prática que visam enriquecer a ação dos diversos técnicos que desenvolvem o seu trabalho com pessoas de idade avançada em várias instituições e contextos, inclusivamente em áreas de investigação mais recente.
Para além de um instrumento de planificação e organização pessoal, a Agenda de Gerontologia, organizada em torno de 12 temáticas, permitirá que o trabalho dos técnicos venha a ser desenvolvido com maior solidez, já que lhes proporcionará informação relevante sobre a forma como desenvolver um trabalho mais fundamentado cientificamente, ou seja, mais rigoroso.
As 12 temáticas, que servem de separador, são: intervenções com pessoas idosas; intergeracionalidade; alimentação; saúde e prevenção vascular; educação emocional; mindfulness; demências; cuidadores; polimedicação; intervenção no luto; design e arquitetura de espaços para pessoas idosas; e soluções de base tecnológica.
A agenda é um produto das Edições Alma Letra, editada em Dezembro de 2016 e, desde então, faz parte do quotidiano de centenas de estudantes, profissionais e instituições da área do envelhecimento que a utilizam como ferramenta de trabalho diária. Apesar de estarmos a meio do ano, a Agenda de Gerontologia 2017 continua a ser procurada pelos seus conteúdos, pois a informação que contém tem como base a investigação mais recente, atualizada e credível.
Para além disto, na Agenda o utilizador pode encontrar artigos temáticos, modelos de boas práticas, pistas para intervenção e poemas e reflexões e ainda diversos recursos como bibliografia, filmografia, webgrafia, redes de apoio e sugestões de atividades direcionadas para o trabalho com os seniores.
A Agenda pode ser adquirida através das Edições Alma Letra (almaletra.edicoes@gmail.com) sem qualquer encargo com portes (Portugal Continental e Insular).

 

Data de introdução: 2017-08-01



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...