CONGRESSO CNIS, PORTO, 6 E 7 DE JUNHO

A Solidariedade em Congresso

Estão confirmados os temas, os nomes dos oradores e moderadores do Congresso “Solidariedade: Novos Caminhos, Valores de Sempre”, organizado pela CNIS, marcado para os dias 06 e 07 de Junho, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, no Palácio de Cristal, Porto.

No primeiro dia do Congresso, logo após a sessão oficial de abertura, no painel “Sustentabilidade do Sector Solidário”, Azeredo Lopes coordena o debate em torno das intervenções Manuel Carvalho da Silva, Sónia Sousa e Custódio Oliveira. Pelas 14.30 horas, o segundo painel, “Valores da Solidariedade”, terá como oradores Manuela Mendonça, Acácio Catarino e Manuel Canaveira Campos moderados pelo jornalista Júlio Magalhães. Pelas 17.00 horas, no painel “Empreendedorismo e Inovação”, Nuno de Sousa Pereira, Manuel Pizarro e AntónioTomás Correia serão os palestrantes moderados por Carlos Azevedo.
No Sábado haverá um único painel, “Estado Social/Sociedade Solidária”, com participações de Vieira da Silva e Marco António Costa numa moderação assumida por Palmira Macedo. (Ver programa detalhado, em anexo)

Lino Maia, presidente da CNIS, evidencia a “qualidade dos participantes que garantem a elevação dos debates quer pelo seu prestígio quer pelo conhecimento e até pelo envolvimento nas questões e causas sociais.” O líder da Confederação explica que o V Congresso da CNIS pretende “fazer uma reflexão actual sobre as grandes temáticas, os desafios, as oportunidades e as ameaças ao sector social solidário, esperando que as conclusões se transformem em contributos para o poder político se inteirar das dificuldades que a crise tem provocado nas IPSS.”

O Congresso “Solidariedade: Novos Caminhos, Valores de Sempre” está integrado na Festa da Solidariedade. Depois de sete edições, em Lisboa, em Setembro de 2007, Barcelos, Viseu, Castelo Branco, Santarém, Faro, Guarda, a Festa chega agora ao Porto, sede nacional da CNIS.

Durante a primeira semana de Junho a Chama da Solidariedade, uma outra iniciativa já com raízes nestas organizações anuais, vai ligar a Guarda ao Porto, transportada de todas as formas e feitios, atravessando distritos para desaguar na cidade Invicta no dia 6 de Junho. (Ver programa em anexo).


 

 

Data de introdução: 2014-05-30



















editorial

Financiamento ao Sector Social

Saúda-se a criação desta Linha de Financiamento quando, ao abrigo do PARES ou do PRR, estão projetadas ou em curso importantes obras no âmbito da transição ambiental e da construção ou requalificação de...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda do Trabalho Digno – um desafio às IPSS
Durante muitos anos, dirigi, com outras pessoas, uma IPSS. Em um pouco mais de metade das suas valências os utentes não pagavam. Nessas, os acordos de cooperação celebrados com o...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Maio, mês do recomeço e do trabalho
Desde tempos imemoriais que em certas regiões europeias se celebra maio como o mês do recomeço, do lançamento de um novo ciclo temporal, a meio caminho entre a Primavera e o...