RANKING DA COMPETITIVIDADE

Portugal em queda

O ranking da competitividade do anuário do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Gestão (IMD) revela que Portugal desceu seis lugares, caindo para a 45ª posição, num universo de 60 países.

No grupo dos países com menos de 20 milhões de habitantes, Portugal ocupa o 28.º lugar, estando à frente da Grécia e Eslovénia, o que corresponde ao antepenúltimo lugar.
As classificações levam em conta o desempenho de cada país em áreas como a económica, eficiência governamental, eficiência empresarial e infra-estruturas.
Deste modo, Portugal está melhor classificado no que diz respeito à percentagem de população empregada e nas entradas de investimento directo estrangeiro, ocupando o 14º e 15º, lugar respectivamente.

Por outro lado, as piores classificações referem-se à fraca resistência da economia às evoluções conjunturais (59º lugar), ao crescimento do PIB por habitante e à ameaça da deslocalização da produção, critérios que colocam o país em 58.º lugar.
A eficiência governamental portuguesa ocupa a 41ª posição e a eficiência empresarial está em 51º lugar.

 

Data de introdução: 2005-05-20



















editorial

DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E SOLIDARIEDADE

O princípio da dignidade da pessoa humana é central na Doutrina Social da Igreja. Também na Social Democracia. Nesta (DSI), o princípio da dignidade deriva da convicção de que cada ser humano é criado à imagem e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

As IPSS têm que ser espaços de inclusão
A identidade das nossas Instituições de Solidariedade Social fica posta em causa se, por qualquer razão, fizerem aceção de pessoas. A matriz solidária obriga...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Contrarreforma laboral: a precariedade nunca existiu
Desde a mudança de paradigma ocorrida com a aprovação do Código de Trabalho em 2003, os governos têm privilegiado mudanças graduais na legislação...