RANKING DA COMPETITIVIDADE

Portugal em queda

O ranking da competitividade do anuário do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Gestão (IMD) revela que Portugal desceu seis lugares, caindo para a 45ª posição, num universo de 60 países.

No grupo dos países com menos de 20 milhões de habitantes, Portugal ocupa o 28.º lugar, estando à frente da Grécia e Eslovénia, o que corresponde ao antepenúltimo lugar.
As classificações levam em conta o desempenho de cada país em áreas como a económica, eficiência governamental, eficiência empresarial e infra-estruturas.
Deste modo, Portugal está melhor classificado no que diz respeito à percentagem de população empregada e nas entradas de investimento directo estrangeiro, ocupando o 14º e 15º, lugar respectivamente.

Por outro lado, as piores classificações referem-se à fraca resistência da economia às evoluções conjunturais (59º lugar), ao crescimento do PIB por habitante e à ameaça da deslocalização da produção, critérios que colocam o país em 58.º lugar.
A eficiência governamental portuguesa ocupa a 41ª posição e a eficiência empresarial está em 51º lugar.

 

Data de introdução: 2005-05-20



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...