UNIDADE MÓVEL PERCORRE O CONCELHO

Famalicão apoia toxicodependentes

Uma unidade móvel do projecto “Equipa de Rua – Projectando Vida”, desenvolvido pelo pelouro de Acção Social da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em parceria com o Centro de Solidariedade de Braga-Projecto Homem, para apoio a toxicodependentes, acaba de entrar em acção, percorrendo zonas específicas do concelho, ao encontro de toxicodependentes que precisem de ajuda.

A unidade móvel foi apresentada publicamente na semana finda, pelo presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, que decorreu no átrio dos Paços do Concelho e contou com a presença da presidente de Direcção do Centro de Solidariedade de Braga, Maria Isabel Varanda, e do responsável pelo Projecto Homem, padre José Carlos Veloso.



De acordo com Armindo Costa, “a concretização deste projecto é um passo muito importante na prevenção e sensibilização da toxicodependência, no concelho”. “Através da unidade móvel, a equipa de rua terá a oportunidade de estabelecer um relacionamento mais próximo com os toxicodependentes, motivando-os e encaminhando-os para as unidades de tratamento”, salientou.



O autarca realçou ainda que “a criação e desenvolvimento de uma equipa de rua vai de encontro à política trilhada pela autarquia na promoção da saúde junto da população, prevenindo comportamentos como a toxicodependência, o tabagismo e o alcoolismo”.



Segundo o padre José Carlos Veloso, “o projecto irá incidir sobre as zonas mais problemáticas do concelho e que foram já identificadas mediante um estudo efectuado pelos serviços de Acção Social da autarquia, pelo Projecto Homem e pela Polícia Municipal”.



“O principal objectivo da equipa de rua consiste em manter um contacto mais próximo com os toxicodependentes, apoiando-os na mudança do seu estilo de vida e levando-os até ao tratamento”, explicou o responsável pelo Projecto Homem, acrescentando que “serão também distribuídos kits de seringas, preservativos e outros elementos de prevenção de infecções”.



A equipa de rua formada por dois técnicos superiores com formação específica em psicologia e sociologia, um técnico auxiliar com experiência e formação em acompanhamento/motivação dos toxicodependentes bem como, a unidade móvel e material técnico e pedagógico para as actividades.



Para a concretização do projecto, foi assinado um protocolo de cooperação e parceria entre a Câmara Municipal e o Centro de Solidariedade de Braga - Projecto Homem, no qual a autarquia se compromete a apoiar financeiramente o projecto através de um subsídio no valor de 80 mil euros. A Câmara irá ainda conceder apoio logístico, nomeadamente através da cedência, a título de empréstimo, da unidade móvel e dos encargos decorrentes da sua utilização.



Por sua vez, o Centro de Solidariedade de Braga - Projecto Homem terá a responsabilidade de dinamização diária da viatura, sob supervisão do director do Projecto Homem e da directora do Centro de dia do Bairral.



Recorde-se que a unidade móvel é co-financiada pelo Programa Operacional de Emprego Formação e Desenvolvimento Social.

 

Data de introdução: 2005-04-01



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE

As questões da sexualidade e das relações de intimidade das pessoas mais velhas nas instituições são complexas, multidimensionais e apresentam desafios para os utentes, para as instituições, para os trabalhadores e para as...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Orçamento Geral do Estado – Alguns pressupostos morais
Na agenda política do nosso país, nas últimas semanas, para além dos problemas com acesso a cuidados urgentes de saúde, muito se tem falado da elaboração do...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O estatuto de cuidador informal necessita de ser revisto
Os cuidadores informais com estatuto reconhecido eram menos de 15 000 em julho, segundo os dados do Instituto de Segurança Social[1]. Destes, 61% eram considerados cuidadores principais e apenas 58%...