UNIDADE MÓVEL PERCORRE O CONCELHO

Famalicão apoia toxicodependentes

Uma unidade móvel do projecto “Equipa de Rua – Projectando Vida”, desenvolvido pelo pelouro de Acção Social da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em parceria com o Centro de Solidariedade de Braga-Projecto Homem, para apoio a toxicodependentes, acaba de entrar em acção, percorrendo zonas específicas do concelho, ao encontro de toxicodependentes que precisem de ajuda.

A unidade móvel foi apresentada publicamente na semana finda, pelo presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, que decorreu no átrio dos Paços do Concelho e contou com a presença da presidente de Direcção do Centro de Solidariedade de Braga, Maria Isabel Varanda, e do responsável pelo Projecto Homem, padre José Carlos Veloso.



De acordo com Armindo Costa, “a concretização deste projecto é um passo muito importante na prevenção e sensibilização da toxicodependência, no concelho”. “Através da unidade móvel, a equipa de rua terá a oportunidade de estabelecer um relacionamento mais próximo com os toxicodependentes, motivando-os e encaminhando-os para as unidades de tratamento”, salientou.



O autarca realçou ainda que “a criação e desenvolvimento de uma equipa de rua vai de encontro à política trilhada pela autarquia na promoção da saúde junto da população, prevenindo comportamentos como a toxicodependência, o tabagismo e o alcoolismo”.



Segundo o padre José Carlos Veloso, “o projecto irá incidir sobre as zonas mais problemáticas do concelho e que foram já identificadas mediante um estudo efectuado pelos serviços de Acção Social da autarquia, pelo Projecto Homem e pela Polícia Municipal”.



“O principal objectivo da equipa de rua consiste em manter um contacto mais próximo com os toxicodependentes, apoiando-os na mudança do seu estilo de vida e levando-os até ao tratamento”, explicou o responsável pelo Projecto Homem, acrescentando que “serão também distribuídos kits de seringas, preservativos e outros elementos de prevenção de infecções”.



A equipa de rua formada por dois técnicos superiores com formação específica em psicologia e sociologia, um técnico auxiliar com experiência e formação em acompanhamento/motivação dos toxicodependentes bem como, a unidade móvel e material técnico e pedagógico para as actividades.



Para a concretização do projecto, foi assinado um protocolo de cooperação e parceria entre a Câmara Municipal e o Centro de Solidariedade de Braga - Projecto Homem, no qual a autarquia se compromete a apoiar financeiramente o projecto através de um subsídio no valor de 80 mil euros. A Câmara irá ainda conceder apoio logístico, nomeadamente através da cedência, a título de empréstimo, da unidade móvel e dos encargos decorrentes da sua utilização.



Por sua vez, o Centro de Solidariedade de Braga - Projecto Homem terá a responsabilidade de dinamização diária da viatura, sob supervisão do director do Projecto Homem e da directora do Centro de dia do Bairral.



Recorde-se que a unidade móvel é co-financiada pelo Programa Operacional de Emprego Formação e Desenvolvimento Social.

 

Data de introdução: 2005-04-01



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A greve geral que o governo pediu
Portugal vive a 11 de dezembro mais uma greve geral, uma dúzia de anos depois da última e num contexto económico e social que se diria não justificar tão forte ato de...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Voluntariado de proximidade: missão das IPSS na era digital
A propósito do Dia Internacional dos Voluntários, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que decorreu no passado dia 5, permitam-me que volte a este...