CARTA ÀS INSTITUIÇÕES - JULHO DE 2010

SENHOR (ª) PRESIDENTE

Com as anunciadas quenturas de Verão a repartir o País em mil romarias, mil devoções e contas de pesadas gotas de sucessivos pacotes de austeridade, os dirigentes solidários recordam que é urgente criar ideais e construir caminhos que recoloquem o Estado ao serviço de causas nobres e interesses comuns e devolvam a esperança.

1. CHAMA/FESTA DA SOLIDARIEDADE

No dia 25 de Setembro de 2010 a CNIS promove a 4ª Edição da Festa da Solidariedade, que este ano terá lugar na cidade de Castelo Branco.
Tal como nos anos anteriores, esta iniciativa tem como objectivo a promoção e divulgação da SOLIDARIEDADE através dos seus agentes dinamizadores - as IPSS - e proporcionar o envolvimento das Instituições, dos seus utentes, dos seus colaboradores e da população em geral, numa jornada que se pretende de festa e de fraternidade.
Com esta Carta Mensal segue a Ficha de Inscrição para, atempadamente, inscrever a sua Instituição, acto que não sendo obrigatório, é importante para efeitos estatísticos e memória futura.
O Cartaz alusivo à Festa chegará a essa Instituição, para divulgação, durante o mês de Agosto.
Espero de todos o maior empenho nesta iniciativa, como forma de mostrarmos a todo o país a realidade social e solidária que constituem as Instituições Particulares de Solidariedade Social.

FICHA DE INSCRIÇÃO (AQUI)

2. COOPERAÇÃO: PROTOCOLO DE 2010

Continuamos sem notícias sobre o “Protocolo de Cooperação” de 2010, para além de que, como já foi informado, a CNIS apresentou atempadamente uma proposta de versão de Protocolo que, espera-se, possa e deva servir de instrumento nas negociações que ainda não começaram.
Entretanto, também parece não ser conveniente avançar para um novo Protocolo sem dar completo cumprimento ao de 2009...

As negociações da Contratação Colectiva com as representações sindicais estão condicionadas pelo possível Protocolo de Cooperação.


3. PROTOCOLO - CNIS/BP

Com o objectivo de dar um importante contributo para o ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social e no sentido de reforçar a importância das sinergias criadas entre empresas e entidades ao nível da responsabilidade social, a CNIS assinou um Protocolo de Acordo com a BP (disponível em www.cnis.pt em “Outros Protocolos”) que irá beneficiar as Associadas da CNIS, Dirigentes e trabalhadores com benefícios comerciais na aquisição de combustíveis líquidos, de gás e de lubrificantes, através da adesão ao Cartão Azul ou ao Cartão de Frota BP Plus Routex.
A adesão ao Cartão Azul confere um desconto imediato na aquisição de gasóleo, gasolinas e auto gás de 0,050 € (cinco cêntimos) por cada litro destes produtos adquirido. Esta adesão deve ser feita através do preenchimento do formulário que já receberam da União Distrital e que deverá ser enviado para: luis.p.santos@bp.com Na eventualidade de ainda não o terem recebido, solicitem-no ou à União Distrital respectiva ou à CNIS.
O Cartão de Frota BP Plus Routex destina-se a frotas com o consumo mínimo 6.000 litros/ano ou a frotas com 6 ou mais viaturas.
A adesão a este cartão confere um desconto de 0,04 (quatro cêntimos) por litro, facturação quinzenal com crédito a 30 dias e outros benefícios nos outros produtos (devidamente evidenciados no referido Protocolo de Acordo).
Para adesão a este Cartão de Frota BP Plus Routex, devem enviar para luis.p.santos@bp.com os seguintes dados: nome da Instituição, morada, nº de contribuinte, consumo mensal de combustível e nº de veículos da Frota

3. XXVI SEMANA DE PASTORAL SOCIAL

Depois da última Semana Social sobre o tema "Bem comum: responsabilidade da Pessoa, da Igreja e do Estado”, a Igreja Católica em Portugal organiza a XXVI edição da Semana da Pastoral Social, de 14 a 16 de Setembro, dedicada ao desenvolvimento solidário.
Entre os conferencistas estará o Cardeal Peter Turkson, Presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz.
Partindo da encíclica Caritas in veritate, de Bento XVI, a iniciativa tem como tema "Dar-se de verdade. Para um desenvolvimento solidário" e realiza-se em Fátima.
Mais informações em www.ecclesia.pt/snpsocial


Com os cumprimentos de respeito e consideração,


Porto, 6 de Julho de 2010


O Presidente da CNIS

_____________________
(Lino Maia, padre)

 

Data de introdução: 2010-07-07



















editorial

Compromisso de Cooperação

As quatro organizações representativas do Sector  (União das Mutualidades, União das Misericórdias, Confecoop e CNIS) coordenaram-se entre si. Viram, ouviram e respeitaram. 

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. DA SILVA PENEDA

Regionalização
O tema regionalização mexe com interesses. Por isso, não é pacífico. Do que se trata é de construir uma forma diferente de distribuição de poder e,...

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

Primaveras que nunca chegaram
Morreu não há muito, em pleno tribunal onde iria ser julgado pela segunda vez, aquele que foi presidente egípcio entre 2012 e 2014, altura em foi deposto por um golpe militar...