Lar Familiar da Tranquilidade melhora transporte de utentes com dificuldade motora

Com mais de metade dos seus 50 utentes internos com limitações em termos motores, o Lar Familiar da Tranquilidade benzeu a sua nova viatura de nove lugares adaptada ao transporte de quatro pessoas em cadeira de rodas.

A aquisição da viatura era uma necessidade da instituição, fazendo-se agora o transporte dos utentes em cadeira de rodas, com toda a comodidade e segurança. A carrinha “é a única no país com capacidade de transporte de quatro utentes”, sublinhou, no momento da bênção, o pároco, padre Fernando Azevedo Abreu, que é, também, presidente do Lar Familiar da Tranquilidade.

A apadrinhar a cerimónia estiveram Luís Vale, Director-Adjunto do Centro Distrital da Segurança Social do Porto, e Júlia Godinho, vereadora da Acção Social e Saúde na Câmara Municipal de Santo Tirso. Estas presenças serviram para a instituição agradecer as comparticipações dadas para a aquisição da viatura de 22.500 euros pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e de 10 mil euros pela Câmara Municipal de Santo Tirso. O investimento total da carrinha foi de 51.700 euros.

Luís Vale e Júlia Godinho participaram na Eucaristia, transmitida pela Rádio Digital, de Vila Nova de Famalicão, tendo usado da palavra no final da celebração para enaltecer a presença de todos os grupos, desde as crianças da catequese, aos adolescentes, jovens, adultos e idosos, que viveram o símbolo de um coração, bem explicado por Rui Faria, coordenador da pastoral de jovens avense, neste Dia Mundial da Juventude.

O responsável da Segurança Social sublinhou a preocupação do Lar Familiar da Tranquilidade em “proporcionar a melhor qualidade de vida” aos seus utentes, de que é, precisamente, exemplo, a aquisição da viatura preparada para o transporte de utentes em cadeira de rodas. Por seu lado, a vereadora da edilidade tirsense, conhecedora já do lar, congratulou-se pelo investimento da instituição e reconheceu a alegria que quotidianamente é proporcionada aos utentes.

Grande parte dos utentes do Lar Familiar da Tranquilidade participou na Eucaristia, tendo muitos deles sido já transportados na nova viatura, sendo visível a alegria de todos por “inaugurarem” o novo transporte.

A bênção da viatura marcou a comemoração do 17º aniversário do Lar Familiar da Tranquilidade, que prosseguiu nas instalações da instituição, com um almoço convívio que juntou os utentes, funcionários, directores e convidados.

 

Data de introdução: 2007-04-14



















editorial

Risco de pobreza

Realizado em 2019 sobre os rendimentos do ano anterior, o "Inquérito às Condições de Vida e Rendimento" indica que 17,2% das pessoas estavam em risco de pobreza em 2018. Menos 0,1 ponto percentual que no ano anterior, mas embora diminuindo...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. DA SILVA PENEDA

RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS
Esta semana fui convidado pela administração do grupo Altice para assistir, em Braga, a um evento sobre responsabilidade social das empresas. Ora aqui está um tema que vai seguramente...

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

O Muro de Berlim e os outros muros
A queda do Muro de Berlim foi, certamente, um dos acontecimentos mais importantes da segunda metade do século vinte. Basta lembrar que abriu o caminho para o desmantelamento da “Cortina de...