Lar Familiar da Tranquilidade melhora transporte de utentes com dificuldade motora

Com mais de metade dos seus 50 utentes internos com limitações em termos motores, o Lar Familiar da Tranquilidade benzeu a sua nova viatura de nove lugares adaptada ao transporte de quatro pessoas em cadeira de rodas.

A aquisição da viatura era uma necessidade da instituição, fazendo-se agora o transporte dos utentes em cadeira de rodas, com toda a comodidade e segurança. A carrinha “é a única no país com capacidade de transporte de quatro utentes”, sublinhou, no momento da bênção, o pároco, padre Fernando Azevedo Abreu, que é, também, presidente do Lar Familiar da Tranquilidade.

A apadrinhar a cerimónia estiveram Luís Vale, Director-Adjunto do Centro Distrital da Segurança Social do Porto, e Júlia Godinho, vereadora da Acção Social e Saúde na Câmara Municipal de Santo Tirso. Estas presenças serviram para a instituição agradecer as comparticipações dadas para a aquisição da viatura de 22.500 euros pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e de 10 mil euros pela Câmara Municipal de Santo Tirso. O investimento total da carrinha foi de 51.700 euros.

Luís Vale e Júlia Godinho participaram na Eucaristia, transmitida pela Rádio Digital, de Vila Nova de Famalicão, tendo usado da palavra no final da celebração para enaltecer a presença de todos os grupos, desde as crianças da catequese, aos adolescentes, jovens, adultos e idosos, que viveram o símbolo de um coração, bem explicado por Rui Faria, coordenador da pastoral de jovens avense, neste Dia Mundial da Juventude.

O responsável da Segurança Social sublinhou a preocupação do Lar Familiar da Tranquilidade em “proporcionar a melhor qualidade de vida” aos seus utentes, de que é, precisamente, exemplo, a aquisição da viatura preparada para o transporte de utentes em cadeira de rodas. Por seu lado, a vereadora da edilidade tirsense, conhecedora já do lar, congratulou-se pelo investimento da instituição e reconheceu a alegria que quotidianamente é proporcionada aos utentes.

Grande parte dos utentes do Lar Familiar da Tranquilidade participou na Eucaristia, tendo muitos deles sido já transportados na nova viatura, sendo visível a alegria de todos por “inaugurarem” o novo transporte.

A bênção da viatura marcou a comemoração do 17º aniversário do Lar Familiar da Tranquilidade, que prosseguiu nas instalações da instituição, com um almoço convívio que juntou os utentes, funcionários, directores e convidados.

 

Data de introdução: 2007-04-14



















editorial

CONTA SATÉLITE DA ECONOMIA SOCIAL

1. No passado dia 19 de julho, nas instalações do Instituto Nacional de Estatística - INE, foram divulgados os resultados da terceira edição da Conta Satélite da Economia Social, relativa ao ano de 2016.

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. DA SILVA PENEDA

Sobre a idade da reforma
Em Portugal, em 1960, a esperança de vida era de 63 anos; em 1980, de 71 anos; em 2000, de 76 anos; e, em 2018, atingiu-se os 81 anos. Significa que nos anos sessenta do século passado, em...

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

A ONU e os seus desafios
Um dos grandes motivos de justificado orgulho invocados pelo nosso país, a nível internacional, é o facto de o cargo de Secretário Geral da ONU ser ocupado por um...