RESULTADOS

II Concurso de Cultura Geral das UTIs

Realizou-se no passado dia 26 de Janeiro de 2006 em Santarém o II Concurso de Cultura Geral das Universidades Seniores, uma organização da RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) em parceria com a Universidade da Terceira Idade de Santarém (vencedora da primeira edição do concurso). 

O dia começou com a recepção dos participantes e acompanhantes, no total de 250 pessoas e entrega das t’shirts do evento. Participaram no concurso 11 equipas das UTI’s de Almeirim, Almada, Paços de Ferreira, Portimão, Covilhã, Miranda do Corvo, Borba, Lisboa, Amadora (duas) e Santarém. 

O dia começou com uma visita aos principais monumentos de Santarém seguido de um almoço-convívio. Às 14.30h começou no Cine-teatro Sá da Bandeira o concurso, apresentado pelo Presidente da RUTIS, Dr. Luís Jacob. Antes do concurso, as 11 equipas (com três elementos cada) foram distribuídas por dois grupos para jogarem as duas meias-finais. Cada meia-final tinha 16 perguntas sobre quatro temas (Língua Portuguesa, História de Portugal, Actualidade e Geografia Europeia). 

Após as duas finais, começou a grande final, já com o Cine-teatro completamente cheio de entusiastas espectadores. De salientar as equipas de Paços de Ferreira, Miranda de Corvo e Borda que trouxeram um grande grupo de apoiantes, para além das equipas da casa, Santarém e Almeirim. 

Na final, com 21 perguntas para responder, venceu a equipa da Academia Seniores de Lisboa, seguida da Universidade Sénior e Intergeracional da Amadora e a Universidade Sénior de Miranda do Corvo. 

Antes da entrega dos prémios actuou o Coro da Universidade Sénior de Almeirim. Foram entregues medalhas a todos os participantes e os prémios aos primeiros três classificados (Uma máquina digital no valor de 200 euros, uma impressora multi-funções HP e um fax, respectivamente) pela Mesa de Honra presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Dr. Moita Flores. 

A RUTIS agradece a todos os participantes e acompanhantes a sua presença. E à UTI de Santarém, Câmara Municipal de Santarém e Caixa Geral de Depósitos o apoio dado ao concurso.
Para o ano, o III Concurso de Cultura Geral será na zona de Lisboa.
.

 

Data de introdução: 2006-02-15



















editorial

CASAS DO POVO

1. As Casas do Povo foram criadas no regime do "Estado Novo" pelo Decreto-Lei n.º 23 051, de 23 de setembro de 1933, como peça chave da organização corporativa do trabalho rural. Funcionavam como organismos de...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PADRE JOSÉ MAIA

Democracia à prova!
Portugal vai confrontar-se, a curto prazo, com um conjunto de testes à sua forma de organização como sociedade democrática!

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

Comércio Internacional: a outra guerra
Parece que o mundo ultrapassou recentemente mais uma crise ameaçadora para a Paz no mundo. Falamos, claro está, da surpreendente aproximação entre a Coreia do Norte e os Estados...